Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Americana de 17 anos brilha, vence Halep e faz semi
06/06/2019 às 08h46

Paris (França) - Atual campeã de Roland Garros, a romena Simona Halep foi eliminada do torneio nesta quinta-feira, com uma surpreendente derrota para a norte-americana Amanda Anisimova, de apenas 17 anos, que deu pouquíssimas chances à rival e precisou de somente 68 minutos para triunfar em sets diretos, marcando placar final de 6/2 e 6/4.

Esta foi apenas a segunda vitória da jovem norte-americana sobre uma top 10 em seis confrontos. A primeira delas veio justamente na primeira vez que encarou uma rival deste porte, no ano passado em Indian Wells, quando derrubou a tcheca Petra Kvitova na terceira rodada exatamente pelo mesmo placar conquistado contra Halep em Paris.

Também será a primeira vez que Anisimova disputará uma semifinal de Grand Slam em apenas quatro participações. Sua estreia em um dos quatro principais torneios do circuito aconteceu em 2017 no saibro parisiense, com queda na estreia. No ano seguinte, no US Open, ela também parou no primeiro jogo e em 2019 foi até as oitavas do Australian Open.

Sua adversária por uma vaga na decisão será a australiana Ashleigh Barty, que quase ao mesmo tempo fechou sua partida conta a norte-americana Madison Keys. Será a primeira vez que as duas medirão forças no circuito.

Saiba como Anisimova derrubou Halep

A partida entre Anisimova e Halep começou parelha, com as sacadoras prevalecendo nos quatro primeiros games e igualdade de 2/2 no placar. Só que a partir do quinto game, a norte-americana foi brilhante e dominou ações frente à atual campeã do torneio. Ela venceu sete games seguidos e não apenas faturou o primeiro set, como abriu boa vantagem no segundo.

Halep então mostrou por que já foi número 1 e buscou uma reação que parecia improvável. Após perder três break-points no quinto game, ela conseguiu devolver a quebra no sétimo e chegou a deixar tudo igual em 4/4. Anisimova ainda flertou em levar uma nova quebra no nono, mas se salvou e na sequência superou o saque da romena para sacramentar o seu grande triunfo.

O grande desempenho da jovem tenista se transparece nos números da partida. Seu saque lhe rendeu 64% dos pontos disputados, mas nas devoluções ela foi bem e venceu quase metade dos pontos (48%). Mesmo contra uma rival de grande gabarito, Anisimova levou a melhor nas bolas vencedoras (25 a 16), mas também cometeu mais erros não forçados (24 a 17).

Comentários