Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Sabalenka vai à semi e fica bem perto do número 1
12/07/2023 às 10h50

Londres (Inglaterra) - A bielorrussa Aryna Sabalenka está cada vez mais perto de assumir a liderança do ranking da WTA pela primeira vez na carreira. Depois de ver a polonesa Iga Swiatek cair nas quartas, ela se garantiu na semifinal e está a uma vitória de se tornar a nova número 1. Sabalenka bateu a norte-americana Madison Keys em sets diretos, com parciais de 6/2 e 6/4, depois de 1h29 de confronto.

A atual número 2 do mundo espera agora pela vencedora do duelo entre a cazaque Elena Rybakina e a tunisiana Ons Jabeur, em um repeteco da final do ano passado, para conhecer sua próxima adversária na competição. Ela tem vantagem no retrospecto contra suas duas possíveis rivais, venceu quatro dos cinco duelos com Rybakina e três dos quatro contra Jabeur.

Disputando pela sexta vez uma partida de quartas de final em Grand Slam, a bielorrussa manteve a invencibilidade e se tornou apenas a terceira na Era Aberta a triunfar em todas elas, repetindo algo que apenas Ann Jones e Chris Evert haviam feito antes.

Em duelo de duas jogadoras bastante agressivas, o melhor momento de Sabalenka e sua maior paciência em certos pontos, acabou fazendo a diferença. A bielorrussa até terminou a partida com menos bolas vencedoras que a rival (17 a 19), mas compensou anotando bem menos erros não forçados, com 14 para ela e 22 para Keys.

O saque também fez a diferença para a vice-líder do ranking, que venceu 75% dos pontos com a primeira bola e 52% com a segunda. Do outro lado, a norte-americana teve números bem mais modestos. Embora tenha colocado em quadra 72% dos primeiros serviços, com ele Keys venceu apenas 57% dos pontos e não passou de 37% com o segundo.

Sabalenka começou pressionando e logo no primeiro game conseguiu uma suada quebra, precisando de quatro break-points para largar na frente e abrir 2/0 em seguida. Ela ampliou a vantagem ao bater novamente o saque de Keys no quinto game e então precisou apenas administrar o placar favorável até o final para marcar 1 a 0.

Na segunda parcial, Keys teve grande chance de se recuperar na partida, anotou uma quebra no sexto game e teve 40-0 no sétimo para abrir 5/2. Só que a norte-americana permitiu a reação de Sabalenka, que não apenas devolveu o break imediatamente, como acabou vencendo quatro games seguidos para ficar com a vitória.

Comentários