Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Semis com 4 primeiros da ATP não ocorriam há 7 anos
06/06/2019 às 18h06

Australian Open de 2012 foi o último torneio com os quatro primeiros colocados nas semis

Foto: Arquivo

Paris (França) - Os quatro primeiros colocados no ranking mundial estão nas semifinais de Roland Garros, que acontecem nesta sexta-feira. Isso não acontecia em um Grand Slam ou em qualquer outro torneio do circuito mundial, como um Masters 1000 ou o ATP Finals, há mais de sete anos.

A última vez que as semifinais de um torneio envolveram os quatro líderes do ranking havia acontecido no Australian Open de 2012. Curiosamente, os três primeiros colocados eram o mesmos de hoje e na mesma ordem, Novak Djokovic, Rafael Nadal e Roger Federer. O número 4 do mundo naquela época era Andy Murray, enquanto Dominic Thiem ocupa essa posição atualmente.

Na disputa em Melbourne, Djokovic venceu a semifinal contra Murray, enquanto Nadal superou Federer. A final entre o sérvio e o espanhol durou incríveis 5h53 minutos e terminou com vitória de Djokovic em cinco sets. Desde então, aconteceram outros 488 torneios do circuito da ATP sem que as semifinais tivessem os quatro primeiros colocados do ranking.

Outro dado relevante é o fato de Djokovic, Nadal e Federer voltarem juntos às semifinais de um torneio pela primeira vez em três anos e meio. A última vez que isso havia acontecido foi no ATP Finals de 2015, quando o sérvio foi campeão nas quadras duras e cobertas de Londres. Naquela época, Stan Wawrinka fazia companhia ao trio. Já em Grand Slam, isso não acontecia desde 2012, também em Roland Garros. Na ocasião, o sérvio e o suíço se enfrentaram em uma das semifinais, enquanto Nadal fez um duelo espanhol com David Ferrer.

Programação desta sexta-feira
A rodada das semifinais masculinas desta sexta-feira começa às 7h50 (de Brasília) com o duelo entre Roger Federer e Rafael Nadal. Já a partida entre Djokovic e Thiem acontece na sequência. O dia também será de semifinais femininas, que acontecem simultaneamente às 6h. A tcheca Marketa Vondrousova encara a britânica Johanna Konta, enquanto a australiana Ashleigh Barty será desafiada pela norte-americana Amanda Anisimova.

Comentários
Faberg
Roland Garros Series