Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Alcaraz derruba Rune e iguala marca de Djokovic
12/07/2023 às 14h31

Londres (Inglaterra) - Em batalha da nova geração nas quartas de final de Wimbledon, o espanhol Carlos Alcaraz fez valer a condição de número 1 do mundo e campeão de Grand Slam para derrubar o dinamarquês Holger Rune em sets diretos, marcando parciais de 7/6 (7-3), 6/4 e 6/2, depois de 2h19 de jogo.

Vencedor do primeiro duelo de dois jogadores com menos de 21 anos pelas quartas de final de Wimbledon desde o começo da Era Aberta, Alcaraz se tornou o mais jovem semifinalista no All England Club desde 2007, quando o sérvio Novak Djokovic alcançou pela primeira vez uma semi no torneio.

O próximo adversário no caminho de Alcaraz será o russo Daniil Medvedev, que mostrou força para superar batalha de cinco sets e duas viradas contra o norte- americano Christopher Eubanks. Será a terceira vez que eles se cruzam e o duelo servirá de tira-teima, já que cada um tem uma vitória.

No segundo duelo entre top 10 da chave masculina, o espanhol conseguiu sua primeira vitória sobre um rival deste porte no torneio. Curiosamente, o único confronto anterior contra um top 10 havia sido em 2021 frente Medvedev, que será seu próximo obstáculo na competição.

Alcaraz vai disputar pela primeira vez a semi de Wimbledon e será o sétimo de seu país a terminar entre os quatro melhores no All England Club. Ele também é o décimo espanhol a ir tão longe em um Grand Slam pelo menos três vezes.

O primeiro set da partida foi disparado o mais complicado e parelho de todos. Alcaraz salvou o único break-point da disputa, logo no primeiro game, e só definiu a vitória na parcial no tiebreak, em que elevou um pouco mais o nível, cedeu apenas três pontos a Rune e assim abriu 1 a 0 no marcador.

Rune não esmoreceu e se manteve firme no segundo set, jogando de igual para igual com o líder do ranking. Contudo, mais uma vez na reta final Alcaraz foi superior, conquistou uma quebra crucial no nono game e depois sacou para fechar, vencendo o segundo set-point que teve a seu favor.

Depois de duas parciais em altíssimo nível, o dinamarquês baixou um pouco a intensidade na terceira. Pela primeira vez o espanhol teve vantagem no começo, com quebra no quinto game, precisando então apenas administrar o placar para derrotar o rival pela segunda vez em três encontros.

Mais consistente, Alcaraz terminou a partida não apenas com mais bolas vencedoras (35 a 26), mas também com menos erros não forçados (13 a 21). Com o saque, ele teve 76% de aproveitamento e não sofreu quebras, enquanto Rune venceu 66% dos pontos e perdeu dois dos três break-points que encarou.

Comentários