Londres (Inglaterra) - Na primeira vez que Wimbledon viu, desde a Era Aberta, uma semifinal entre duas tenistas que não figuram como cabeças de chave, a tcheca Marketa Vondrousova conseguiu se impor e derrotou a ucraniana Elina Svitolina em sets diretos, marcando parciais de 6/3 e 6/3, gastando apenas 75 minutos para garantir sua segunda final de Grand Slam.
Vice-campeã de Roland Garros em 2019, a canhota ampliou a invencibilidade em semifinais de Slam, vencendo agora a segunda que disputou. Do outro lado, Svitolina segue sem conseguir superar esta barreira, caindo pela terceira vez na penúltima fase, algo que já havia feito duas vezes em 2019, em Wimbledon e no US Open.
A rival de Vondrousova na decisão de sábado sairá da segunda semi desta quinta-feira, em duelo entre a bielorrussa Aryna Sabalenka, que pode se tornar número 1 do mundo com mais uma vitória, e a tunisiana Ons Jabeur, atual vice-campeã na grama do All England Club. A tcheca leva a pior no retrospecto com Sabalenka (2 vitórias e 6 derrotas) e empata com Jabeur (3 vitórias para cada).
Marketa's moment ✨
— wta (@WTA) July 13, 2023
A remarkable run by @VondrousovaM continues as she defeats Svitolina, 6-3, 6-3, to reach her second Grand Slam final!#Wimbledon pic.twitter.com/wJuMJfB0JB
Responsável pela eliminação de quatro das 32 principais favoritas em sua campanha até então, a tcheca se tornou a primeira na Era Aberta a alcançar a decisão de Wimbledon sem figurar entre as cabeças de chave. Ela também será a segunda finalista de ranking mais baixo na competição desde que a lista da WTA foi introduzida.
Atual 42 do mundo, Vondrousova vai subir bastante no ranking, alcançando a 16ª colocação com a campanha no All England Club, duas abaixo da melhor marca da carreira, que será superada caso ela conquiste seu primeiro título de Grand Slam. Se for campeã em Wimbledon a tcheca de 24 anos entrará no top 10 pela primeira vez, indo justamente para a 10ª posição.
How did Vondrousova win the point from there? 😲#Wimbledon pic.twitter.com/VxlGI78wgg
— Wimbledon (@Wimbledon) July 13, 2023
O jogo foi movimentado e marcado por altos e baixos das duas jogadoras, com destaque para uma sequência de sete games seguidos vencidos por Vondrousova entre o final do primeiro set e o começo do segundo, chegando a abrir confortável vantagem de 4/0 na segunda parcial logo após vencer a primeira.
Só que então veio uma reação de Svitolina, que conseguiu devolver as duas quebras de desvantagem que tinha e chegou a sacar para empatar por 4/4. Entretanto, a ucraniana não aproveitou completamente o bom momento e acabou perdendo o saque no oitavo game, deixando nas mãos da tcheca a vitória.
Vondrousova então sacou para garantir a vaga na final, encarou um 30-30, mas em seguida teve o primeiro match-point e logo de cara o converteu. Ela terminou a partida com números bem melhores, venceu 60% dos pontos de saque e 55% nas devoluções, anotou mais que o dobro de winners (22 a 9) e cometeu só um erro não forçado a mais (25 a 24).