Londres (Inglaterra) - Após se vingar da cazaque Elena Rybakina, batendo a atual campeã do torneio nas quartas de final, nesta quinta-feira a tunisiana Ons Jabeur deu mais um sinal de força e conquistou uma incrível virada para cima da bielorrussa Aryna Sabalenka, que venceu o primeiro set e teve quebra de vantagem no segundo, mas acabou superada com parciais de 6/7 (5-7), 6/4 e 6/3, depois de 2h22 de batalha.
Disputando pela terceira vez uma semifinal de Grand Slam, Jabeur manteve o retrospecto impecável e mais uma vez terminou com a vitória. No ano passado, ela também superou a penúltima rodada nem Wimbledon e no US Open, terminando com o vice em ambos os torneios. Agora, a tunisiana vai tentar a maior conquista da carreira contra a tcheca Marketa Vondrousova, que mais cedo bateu a ucraniana Elina Svitolina em sets diretos.
ONS-TOPPABLE 🇹🇳@Ons_Jabeur produces a stunning comeback against No.2 seed Aryna Sabalenka to reach the ladies’ final, 6-7(5), 6-4, 6-3 🙌#Wimbledon pic.twitter.com/cFSnkIn55Y
— Wimbledon (@Wimbledon) July 13, 2023
Primeira a alcançar as semifinais de Wimbledon em anos seguidos desde Serena Williams (2018 e 2019), ela também é a primeira desde a norte-americana em 2012 a bater três top 10 em sua campanha. Na final ela enfrentará a atual 42 do mundo, contra quem jogou seis vezes, com três vitórias para cada. Nesta no foram dois os embates, no Australian Open e em Indian Wells, ambos terminando com vitória de Vondrousova.
Derrotada após ter um set e uma quebra de vantagem, Sabalenka viu escapar não apenas a chance de disputar a final no All England Club pela primeira vez, mas também perdeu a oportunidade de assumir a liderança do ranking, destronando a polonesa Iga Swiatek. Enquanto isso, Jabeur se aproxima da volta ao top 5, podendo alcançar a terceira colocação se for campeã (seguirá como número 6 se for vice).
Outrageous Ons 🔥
— Wimbledon (@Wimbledon) July 13, 2023
This stunning forehand winner from @Ons_Jabeur is today's Play of the Day presented by @BarclaysUK #Wimbledon pic.twitter.com/9t82Z4A02h
A segunda semifinal do dia foi bem mais equilibrada do que a primeira e os três sets acaram definidos em margens mínimas. No primeiro a diferença foi a menor, uma vez que Jabeur salvou o único break-point que enfrentou e Sabalenka os três que teve contra. A definição foi para o tiebreak, no qual a tunisiana deixou escapar vantagem de 4-2. Sabalenka buscou o empate e contou com a sorte numa bola que saiu por muito pouco. Na sequência, Jabeur se frustrou, perdeu a concentração momentaneamente, e acabou superada pela bielorrussa, que largou na frente.
Um pouco frustrada com a oportunidade desperdiçada, Jabeur acabou levando uma quebra de zero e com uma dupla falta no quinto game da segunda parcial e o jogo pareceu estar nas mãos de Sabalenka, que teve 4/2. Só que a tunisiana não desistiu, lutou até o final e aproveitou as pequenas brechas dadas pela rival. No sétimo game, Sabalenka venceu dois pontos incríveis e que poderiam dar muita confiança, mas cometeu uma dupla falta e errou um forehand, que custaram a quebra. Dois a games mais tarde, Jabeur voltou a quebrar com winner de devolução para empatar o confronto.
No terceiro e decisivo set, o momento era todo da atual vice-campeã de Wimbledon, que foi mais firme e não deu chances para a rival, sem enfrentar um break-point contra sequer. No sexto game, Sabalenka foi quebrada e se complicou. Jabeur teve seus dois primeiros match-points no oitavo game, mas a bielorrussa se salvou com ótimos saques abertos, mas não evitou a derrota no game seguinte.