Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Kichenok e Pavic conquistam as duplas mistas
13/07/2023 às 17h34

Lyudmyla Kichenok e o croata Mate Pavic venceram uma equilibrada final nesta quinta-feira

Foto: AELTC

Londres (Inglaterra) - A parceria formada pela ucraniana Lyudmyla Kichenok e o croata Mate Pavic conquistou o título de duplas mistas em Wimbledon. Eles venceram a final desta quinta-feira contra o belga Joran Vliegen e a chinesa Yifan Xu por 6/4, 6/7 (9-11) e 6/3.

Kichenok e Pavic escaparam de dois break-points no set inicial e aproveitaram a única chance de quebra. O segundo set foi inteiramente dominado pelos sacadores, sendo que a ucraniana e o croata tiveram um match-point no tiebreak. Xu e Vliegen conseguiram forçar o terceiro set, mas sofreram uma nova quebra já na reta final da partida, permitindo a Pavic definir o jogo no saque.

Este é o sexto título de Grand Slam da carreira de Pavic e o terceiro nas duplas mistas. Ele já havia vencido o US Open de 2016 com a alemã Laura Siegemund e o Australian Open de 2018 ao lado da canadense Gabriela Dabrowski.

Na grama de Wimbledon, Pavic tem ainda um título nas duplas masculinas ao lado de Nikola Mektic em 2021. A parceria croata ficou com o vice no ano passado. O canhoto de 30 anos tem 35 títulos no circuito de duplas da ATP. Ex-número 1 de duplas, ele aparece atualmente no 17º lugar.

"Eu e Lyudmyla juntos pela primeira vez aqui em Wimbledon em 2017. Depois disso, nunca mais jogamos. Mas temos o mesmo fisioterapeuta. Ele é croata. E, por meio dele, nos reunimos para jogar este ano. Foi a minha terceira final em Wimbledon e é sempre especial jogar aqui".

Já Lyudmyla Kichenok comemorou seu primeiro título de Grand Slam aos 30 anos. A ucraniana que tem oito títulos profissionais de duplas no circuito da WTA e ocupa o 15º lugar no ranking. Ela dedicou a conquista ao povo de seu país, tão afetado pela guerra desde o ano passado.

"Só quero tentar encorajar as pessoas na Ucrânia com minha conquista. Espero que isso os ajude um pouco, porque eles estão lutando por sua liberdade", disse a tenista, bastante aplaudida na cerimônia de premiação. "Gostei muito de estar na Quadra Central hoje e agradeço ao meu parceiro por jogar de maneira incrível nessas duas semanas".

Comentários