Uma nova campeã de Grand Slam será conhecida na manhã deste sábado. Ons Jabeur e Marketa Vondrousova se enfrentam a partir das 10h (de Brasília), valendo o título de Wimbledon. O histórico de confrontos entre elas está empatado por 3 a 3, mas a tcheca já venceu a tunisiana duas vezes este ano, no Australian Open e também em Indian Wells. O público brasileiro poderá acompanhar a partida no SporTV 3, ESPN 2 e no streaming Star+.
Acostumada a quebrar barreiras para as mulheres árabes e africanas nos últimos anos, Jabeur está com 28 anos e disputará a terceira final de Grand Slam, a segunda consecutiva em Wimbledon. Chamada de "Ministra da Felicidade" em seu país, a tunisiana ficou com o vice no ano passado em Londres e também no US Open. Ela pode se tornar a primeira africana campeã de Grand Slam. A ex-número 2 do mundo ocupa atualmente o sexto lugar do ranking.
Vondrousova também já esteve em uma final de Grand Slam. Isso aconteceu em 2019, quando foi vice de Roland Garros. Na época, a canhota tcheca chegou ao top 15 do ranking, mas desde então passou por duas cirurgias no punho. A mais recente, no ano passado, a afastou do circuito por seis meses. A canhota de 24 anos iniciou a atual temporada no 92º lugar do ranking. Ela já está na 42ª posição e se tornou a primeira jogadora não-cabeça de chave numa final de Wimbledon na Era Aberta.
Estilos parecidos e caminhos para a final
Jabeur eliminou quatro vencedoras de Grand Slam seguidas. A série começou contra Bianca Andreescu na terceira rodada, passou por Petra Kvitova nas quartas e pela atual campeã Elena Rybakina nas quartas, antes da virada sobre Aryna Sabalenka na semifinal.
Já a trajetória de Vondrousova conta com vitórias sobre quatro cabeças de chave, Veronika Kudermetova, Donna Vekic, Marie Bouzkova e Jessica Pegula. Na semifinal, ela bateu a ex-top 3 Elina Svitolina. A tcheca busca sua 11ª vitória contra top 10 na carreira e a quinta na temporada.
Em comum entre as duas finalistas também estão os estilos de jogo. A final reúne duas jogadoras que utilizam muito bem as curtinhas e com habilidade junto à rede. A canhota Vondrousova tem a favor o saque e golpes potentes com o forehand. Jabeur, que é mais experiente em grandes torneios, tem um jogo consistente do fundo de quadra e mostrou na semifinal contra Sabalenka que é capaz de sacar e devolver bem nos momentos decisivos e de ser mais agressiva quando precisa. A diferença de tempo em quadra ao longo das duas semanas de torneio é pequena, 9h04 para Jabeur contra 9h32 de Vondrousova.
Quanto vale o título?
A campeã do torneio recebe 2 mil pontos no ranking e um prêmio em dinheiro de 2,35 milhões de libras esterlinas. A vice ganha 1.300 pontos e a premiação de 1,175 milhão de libras esterlinas. Jabeur está mantendo o sexto lugar do ranking e pode saltar para o terceiro lugar em caso de título. Vondrousova pode debutar no top 10 se for campeã. Em caso de derrota, a tcheca ficará na 16ª posição.
O que elas disseram?
"Estar nas últimas fases com mais frequência ajuda a acreditar mais. Pude aprender muito não apenas com a final de Wimbledon, mas também com a final do US Open", avaliou Jabeur, apostando na experiência. "Sempre fui muito dura comigo mesma, tento melhorar tudo. Sou muito impaciente às vezes, o que não é bom. Mas talvez as recentes lesões que tive tenham me ensinado a ser mais paciente e a aceitar o que está acontecendo", acrescentou a tunisiana, que sofreu neste ano com lesões no joelho e na panturrilha.
Vondrousova se surpreendeu com o resultado na grama e comemora a volta ao circuito. "A grama era impossível para mim, porque eu não havia disputado muitas partidas aqui antes. Meu melhor resultado era a segunda rodada", disse a tcheca. "Nem sempre é fácil voltar de lesão, ainda mais depois de duas cirurgias. Você não sabe se vai poder jogar neste nível e se pode voltar a esses torneios. Sou apenas grata por estar em quadra novamente e jogando sem dor.
Veja o histórico de confrontos entre Jabeur e Vondrousova
2023 - Indian Wells - sintético - terceira rodada - Marketa Vondrousova, 7/6(5) 6/4
2023 - Australian Open - sintético - segunda rodada - Marketa Vondrousova, 6/1 5/7 6/1
2022 - Stuttgart - saibro - primeira rodada - Ons Jabeur, 4/6 6/2 6/3
2021 - Eastbourne - grama - primeira rodada - Ons Jabeur, 6/3 7/6(4)
2016 - Sunrise (ITF) - saibro - segunda rodada - Ons Jabeur, 6/3 6/3
2015 - Praga - saibro - quali - Marketa Vondrousova, 6/3 3/0 des.