Londres (Inglaterra) - Campeã de Wimbledon neste sábado, Marketa Vondrousova dará um salto no ranking a ser divulgado na próxima segunda-feira. Com a vitória por duplo 6/4 sobre a tunisiana Ons Jabeur, a tcheca se tornou jogadora não-cabeça de chave a vencer o Slam londrino na Era Aberta. Vondrousova iniciou o torneio como 42ª do mundo e será a décima colocada na próxima atualização da lista.
Até então, o melhor ranking da carreira de Vondrousova era o 14º lugar, alcançado em julho de 2019, pouco depois de ter disputado sua primeira final de Grand Slam em Roland Garros. Ela também foi medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que não contavam pontos para o ranking.
Canhota de 24 anos, Vondrousova passou por duas cirurgias no punho. A mais recente foi no ano passado e a tirou do circuito por seis meses. Com isso, a tcheca iniciou a temporada ocupando apenas o 92º lugar do ranking. Na atual temporada, conseguiu cinco de suas 11 vitórias contra top 10 na carreira.
"Ano passado, eu vim para cá como turista. Estava aqui com o braço engessado. Foi logo depois da cirurgia e fiquei quase seis meses sem jogar. Eu vim com minha irmã, assistimos ao quali em Roehampton. Minha melhor amiga, Miriam [Kolodziejova] estava jogando, disse Vondrousova, na coletiva de imprensa da última quinta-feira na semifinal. "Depois ficamos uma semana só para conhecer Londres. Nós visitamos London Eye, fomos às compras e fomos ver alguns bons restaurantes também. Éramos como turistas normais".
2022 ⏭️ 2023
— ITF (@ITFTennis) July 15, 2023
Never stop believing @VondrousovaM 🌟#wimbledon | @jsmeceskytenis pic.twitter.com/PYdPqHn2sy
A vice-campeã Ons Jabeur, ex-número 2 do mundo, vai se manter na atual sexta posição do ranking mundial. Ela tinha chance de voltar ao terceiro lugar se fosse campeã. A tunisiana de 28 anos disputou sua terceira final de Grand Slam, a segunda em Wimbledon, e ainda não conseguiu o tão sonhado título. Jabeur tentava se tornar a primeira mulher africana campeã de Slam.
Veja como ficará o top 10 do ranking da WTA
1. Iga Swiatek
2. Aryna Sabalenka
3. Elena Rybakina
4. Jessica Pegula
5. Caroline Garcia
6. Ons Jabeur
7. Coco Gauff
8. Petra Kvitova
9. Maria Sakkari
10. Marketa Vondrousova