Londres (Inglaterra) – A Federação Internacional de Tênis (ITF) realizou no dia 7 deste mês, conforme anunciado por TenisBrasil, a entrega do Prêmio Philippe Chatrier à belga Justine Henin, na cerimônia de premiação dos campeões mundiais de 2023, no Victoria and Albert Museum, em Londres. Veja neste vídeo de pouco mais de um minuto como foi a festa.
Henin, medalhista olímpica de ouro, campeã da Billie Jean King Cup e sete vezes campeãa de Grand Slam, recebeu a mais alta honraria da ITF por serviços prestados ao esporte. A ex-número 1 do mundo ganhou o ouro em Atenas-2004 e fez parte da equipe da Bélgica que venceu a então chamada Fed Cup, em Madri, em 2001. Ela venceu Roland Garros quatro vezes (2003, 2005, 2006, 2007), o Aberto dos Estados Unidos duas vezes (2003, 2007) e o Aberto da Austrália uma vez (2004), além de ter sido duas vezes vice-campeã de Wimbledon em 2001 e 2006. Após a conclusão de sua carreira, Henin estabeleceu uma academia de sucesso na Bélgica e uma fundação de caridade que ajuda a oferecer oportunidades esportivas para crianças com deficiência.
Os campeões mundiais de 2022 foram: Rafael Nadal (ESP) e Iga Swiatek (POL); campeões de duplas Rajeev Ram (EUA) e Joe Salisbury (GBR), e Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova (TCH); campeões de tênis em cadeira de rodas Diede de Groot (HOL) e Shingo Kunieda (JAP); o campeão de quad Niels Vink (HOL) e os campeões juvenis Gilles Arnaud Bailly (BEL) e Lucie Havlickova (TCH).