Palermo (Itália) - Principal cabeça de chave do WTA 250 de Palermo, Daria Kasatkina superou uma difícil rodada de estreia no torneio em quadras de saibro. A atual número 11 do mundo precisou de três sets e 2h40 para vencer a italiana Martina Trevisan, 75ª do ranking, por 6/3, 6/7 (2-7) e 6/0.
"É muito difícil jogar contra a Martina no saibro e na casa dela. Ainda mais à noite, quando às condições da quadra ficam mais lenta, e ela chegava em todas as bolas. Foi um jogo que exigiu muito do meu físico e estou muito feliz por ter vencido", disse Kasatkina após a partida. As duas jogadoras foram semifinalistas de Roland Garros no ano passado.
Kasatkina esteve perto de fechar a partida em sets diretos, já que liderou a segunda parcial por 5/3 e teve um match-point, mas teve que disputar um set a mais. "Eu estava muito frustrada no fim do segundo set. Mentalmente, não é fácil perder um set depois de estar com quebra acima e match-point. Foi um momento muito difícil, mas consegui me preparar bem para o terceiro me recuperar e esquecer o que havia acontecido", acrescenta a russa. Ela enfrenta a compatriota Tatiana Prozorova, que venceu a uzbeque Nigina Abduraimova por 6/3 e 6/4.
Sherif luta por 3h20 para superar a estreia
Hear her ROAR 🦁
— Palermo Ladies Open (@LadiesOpenPA) July 18, 2023
⚡️ Seed No. 3 Mayar Sherif bounces back to outlast Bouzas Maneiro in three sets and 3h20m of play!#PLO23 | @WTA pic.twitter.com/b2y5ZtaHrV
Outras duas cabeças de chave venceram na rodada desta terça. A egípcia Mayar Sherif, terceira favorita, passou pela espanhola Jessica Maneiro por 3/6, 7/6 (8-6) e 7/5 em uma longa partida com 3h20 de duração. Ela enfrenta a russa Sofya Lansere. Já a norte-americana Emma Navarro, cabeça 7, passou pela holandesa Eva Vedder por 7/6 (7-5) e 6/1. Sua próxima rival será italiana Camilla Rosatello.
Paolini salva a rodada para as italianas
A única vitória italiana nesta terça-feira veio com Jasmine Paolini. Cabeça 5 do torneio, ela venceu a holandesa Arantxa Rus por 6/4, 5/7 e 6/1. Ela enfrenta a ucraniana Dayana Yastremska, que fez 6/4 e 6/2 contra a sérvia Mia Ristic.
Já a também anfitriã Elisabetta Cocciaretto, quarta cabeça de chave, foi eliminada na estreia pela espanhola Sara Sorribes, que marcou as parciais de 6/3, 4/6 e 6/0. Sorribes é a próxima rival de outra italiana, Nuria Brancaccio.
Outra italiana eliminada na estreia foi Lucia Bronzetti, finalista no ano passado, que perdeu da russa Erika Andreeva por 4/6, 6/0 e 6/2. Andreeva enfrenta a colombiana Camila Osorio, que bateu a francesa Fiona Ferro, campeã em 2020, por 7/6 (7-2) e 6/1.