Iasi (Romênia) - Assim como fez na estreia, a paulista Laura Pigossi mais uma vez mostrou capacidade de recuperação e venceu a segunda seguida de virada no WTA 125 de Iasi, batendo nesta quarta-feira a francesa Elsa Jacquemot, ex-número 1 juvenil e 186ª do mundo aos 20 anos, com o placar final de 4/6, 7/6 (7-3) e 7/5, após batalha de 3h40.
Classificada para as quartas de final, a cabeça de chave número 7 da competição terá pela frente a cipriota Raluca Serban, que eliminou a montenegrina Danka Kovinic, quarta favorita em simples e parceira de Pigossi nas duplas, com arrasadores 6/0 e 6/1.
O jogo começou movimentado, com três quebras seguidas e vantagem para Pigossi, que abriu 3/1 no primeiro set. Só que depois disso, ela venceu apenas mais um game, levou o break de volta no sexto, perdeu duas chances de quebra no sétimo e no oitavo perdeu não apenas o saque como a parcial.
Novamente as quebras foram a marca do início do segundo set, mas desta vez com uma para cada lado. Após vencer o terceiro game e abrir 2/1, Jacquemot perdeu quatro games seguidos e viu a brasileira sacar para o set em 5/2, quando veio a reação da francesa, que devolveu os dois breaks de desvantagem.
Pigossi teve nova chance de sacar para empatar o jogo após uma quebra no 11º game, sacando em 6/5, mas outra vez perdeu o saque. Veio então o tiebreak para definir quem levaria o segundo set e a paulista foi superior. Embora tenha largado atrás, com um mini-break de desvantagem no terceiro ponto, ela foi melhor no restante da disputa e empatou o jogo por 1 a 1.
A terceira e decisiva parcial foi marcada pelas quebras, com seis seguidas nos seis primeiros games. Jacquemot anotou novo break e serviu em 5/4 para fechar, mas então Pigossi cresceu na reta final, não apenas devolveu o break, mas anotou mais um para concretizar a virada.
A brasileira também avançou para as semifinais de duplas, ao lado da monegasca Danka Kovinic. As duas tiraram a romena Oana Gavrila e a australiana Olivia Tjandramulia, cabeças 2, com virada de 5/7, 6/2 e 10-5.