Notícias | Dia a dia
Berrettini frustra Aliassime e conquista mais um ATP
16/06/2019 às 12h32

Com apenas 23 anos, Berrettini já acumula três títulos no circuito

Foto: Divulgação

Stuttgart (Alemanha) - Ainda não foi desta vez que Felix Auger-Aliassime pôde comemorar seu primeiro título na elite do circuito. Na grama de Stuttgart, o canadense de 18 anos disputou sua sua terceira decisão na elite do circuito, mais uma vez ficou com o vice-campeonato do ATP 250 alemão. O título ficou com o italiano Matteo Berrettini, que marcou as parciais de 6/4 e 7/6 (13-11) em 1h47 de partida.

Com apenas 23 anos, Berrettini já acumula três títulos de ATP. O primeiro foi conquistado em julho do ano passado, no saibro de Gstaad. Já na atual temporada, o italiano também foi campeão em Budapeste, além de ter ficado com o vice em Munique. Atual número 30 do mundo, ele deverá se aproximar do top 20 no ranking mundial.

Antes do torneio em Stuttgart, Berrettini tinha só duas vitórias na grama como profissional. Entretanto, o italiano viveu uma ótima semana e não perdeu nenhum set, além de eliminar nomes como Nick Kyrgios e Karen Khachanov nas fases iniciais da competição.

Já Aliassime amarga mais uma derrota em finais. Ele já havia ficado com o vice no saibro do Rio de Janeiro e de Lyon também este ano. O jovem canadense de 18 anos disputou seu primeiro torneio na grama como profissional. O atual 21º colocado no ranking mundial ocupava apenas o 108º lugar no começo do ano.

Italiano sequer enfrentou break points na partida
Os dois jogadores tiveram ótimo aproveitamento no saque durante o primeiro set, tanto que Aliassime cedeu apenas cinco pontos em seus games de serviço e fez seis contra Berrettini. Embora tenha feito sete aces na parcial, um game ruim do canadense ainda no começo da partida acabou custando caro e possibilitou uma quebra precoce ao italiano. Durante o segundo set, Berrettini se manteve firme no saque e novamente não enfrentou break points. Do outro lado da rede, Aliassime enfrentou cinco chances de quebra e sobreviveu a todas elas.

O canadense conseguiu uma vantagem importante no tiebreak quando fez 6-4 depois de um erro de forehand do adversário. Berrettini salvou o primeiro set point sacando muito bem e Aliassime quase definiu a parcial no ponto seguinte. Seu saque saiu por muito pouco e, no segundo serviço, acabou errando um forehand. Depois disso, os sacadores vinham trocando vantagens. Aliassime teria outros três set points e salvou dois match points com ótimos saques. Mas o primeiro serviço deixou o canadense na mão quando ele perdia por 12-11 e uma devolução profunda do italiano o induziu ao erro para finalizar a partida.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis