Palermo (Itália) - No jogo que encerrou a rodada das oitavas de final do WTA 250 de Palermo, a colombiana Camila Osorio conseguiu uma virada para chegar às quartas. Ela precisou de 2h48 para vencer a russa de 19 anos Erika Andreeva por 6/7 (3-7), 6/0 e 6/2. O jogo terminou por volta de 1h da manhã no horário local e a vencedora, apesar de todo o desgaste, fez questão de posar para fotos e dar autógrafos para os fãs que ficaram até o final.
Com as condições bastante lentas, ainda mais por conta da alta umidade desta quinta-feira em Palermo e da sensação térmica de 30ºC mesmo à noite, o jogo foi muito desgastante. Só o primeiro set da partida teve 1h20, com três quebras para cada lado. Mas depois, a colombiana assumiu o controle das ações. Ela aplicou um 'pneu' na segunda parcial, enfrentando só dois break-points. O set decisivo começou com uma sequência de cinco quebras, antes que Osorio retomasse o domínio da partida.
Una luchada victoria 🥵@CamiOsorioTenis supera a 🇷🇺 Erika Andreeva 6-7(3), 6-0, 6-2 para clasificar a cuartos de final del WTA 250 de Palermo 🇮🇹#PLO23 pic.twitter.com/3RWnHhIZw4
— Fedecoltenis (@fedecoltenis) July 20, 2023
"Essa vitória significa muito para mim. Voltar a jogar nesse nível depois de ter sofrido com lesões me deixa muito feliz e orgulhosa. Ela estava jogando muito bem, venceu o primeiro set. Mas de alguma forma eu consegui me recuperar. Agradeço muito também a torcida que me apoiou o tempo todo", disse Osorio, que teve uma lesão no adutor da coxa esquerda no início da temporada.
"Sempre digo que nós, colombianos, somos muito lutadores. E minha família me ensinou isso desde quando eu era criança. E é isso que eu tento fazer quando estou em quadra. Tento lutar muito em todos os pontos e por todas as bolas. Deixo 200% de mim em quadra a cada partida", acrescenta a colombiana de 21 anos e 74ª do ranking.
Osorio desafia nas quartas a egípcia Mayar Sherif, cabeça 3 do torneio e 38ª do ranking. Sherif lidera histórico entre elas por 2 a 1. A egípcia vive o melhor momento da carreira aos 27 anos, tendo alcançado às quartas de final do WTA 1000 de Madri e conquistado recentemente dois WTA 125 seguidos no saibro, em Markarska e Valência. "Espero mais um jogo longo. Sei que ela também é uma lutadora em quadra. Acho que vai ser um grande jogo e darei o meu melhor".
Nos outros confrontos das quartas, a principal favorita e número 11 do mundo Daria Kasatkina enfrenta a italiana Jasmine Paolini, a espanhola Sara Sorribes enfrenta a francesa Clara Burel, enquanto a norte-americana Emma Navarro desafia a chinesa Qinwen Zheng, segunda cabeça de chave.