Gstaad (Suíça) - Depois de vitória difícil nas quartas de final, em que estiveram perto da derrota, o gaúcho Marcelo Demoliner e seu parceiro holandês Matwe Middelkoop confirmaram a condição de cabeças 1 no saibro suíço e estão na final do ATP 250 de Gstaad. Os dois venceram neste sábado o francês Albano Olivetti e o espanhol David Vega, por 7/5 e 6/2.
Em sua segunda final da temporada e a 16ª da carreira, Demoliner enfrentará neste domingo o dueto suíço formado por Stan Wawrinka e Dominic Stricker, que haviam se classificado na sexta-feira ao ganhar de Roman Jebavy e Petr Nouza, por 6/3 e 7/6 (7-5).
Demoliner conquistou o quinto troféu de nível ATP no saibro de Marrakech, em abril, ao lado do italiano Andre Vavassori. Ele já ganhou dois troféus ao lado de Middelkoop, em Córdoba de 2020 e em Moscou de 2019, além dos vices em São Petersburgo e Zhuhai.
O gaúcho de 34 anos procura recuperar-se no ranking depois de longa parada por contusão. Ele está no momento no 65º posto, distante do 34º de seu recorde pessoal. Com a final, sobe nove posições e poderá chegar a 53º em caso de título.
Na partida deste sábado, Demoliner e Middelkoop não encararam um único break-point. Desperdiçaram chances de uma quebra precoce no quinto game, mas obtiveram a vantagem ao vencer de zero o 11º game. No segundo set, o 'ponto decisivo' garantiu as quebras no terceiro e sétimo games.