Bastad (Suécia) - De volta ao piso que mais combina com seu jogo, o norueguês Casper Ruud se classificou neste sábado para disputar a 18ª final de nível ATP de sua carreira. Favorito ao título, o número 4 do mundo fez excelente apresentação contra o jovem italiano Lorenzo Musetti, e venceu com parciais de 6/3 e 7/5.
Ruud chega assim a 26 vitórias na temporada e busca repetir o título no saibro sueco de dois anos atrás. Seu adversário deste domingo sairá da partida entre o argentino Francisco Cerúndolo e o russo Andrey Rublev.
Apenas Carlos Alcaraz, com 25, tem mais vitórias no saibro do que Ruud em 2023. O norueguês soma agora 20 e seu único título veio em Estoril. De seus 10 troféus de nível ATP, nada menos que nove foram conquistados sobre o saibro.
Para obter sua segunda vitória sobre Musetti - o italiano venceu no piso duro de Paris, em novembro, e perdeu no qualificatório de Roma em 2019 -, o norueguês foi muito aplicado no fundo de quadra e conseguiu fazer o adversário se mover o tempo inteiro. Não cedeu um único break-point ao longo do primeiro set e aproveitou a segunda oportunidade no sexto game, concluindo depois de um trabalhoso serviço.
Musetti tentou variar mais no segundo set, mas desperdiçou importante chance de abrir 2/0. Depois foi sua vez de salvar um break-point e todos os games ficaram bem mais longos. Por fim, Musetti não suportou a pressão, não venceu pontos com o saque no 11º game e Ruud concluiu a vitória no terceiro match-point.