Notícias | Dia a dia
Rublev vence com trabalho e decide em Bastad
22/07/2023 às 13h17

Bastad (Suécia) - O russo Andrey Rublev precisou se esforçar por três disputados sets, que exigeram 2h48 de esforço, para derrotar o argentino Francisco Cerúndolo e se classificar para a final do ATP 250 de Bastad. O cabeça 2 marcou as parciais de 7/6 (8-6), 6/7 (9-7) e 6/3.

Rublev vai em busca do segundo título da temporada e o 14º da carreira neste domingo e entra com favoritismo diante do norueguês Casper Ruud, que mais cedo venceu Lorenzo Musetti em sets diretos. No histórico entre eles, Rublev ganhou quatro dos seis confrontos e todos os três sobre o saibro, o mais recente deles em 2021.

Aos 25 anos e número 7 do mundo, o campeão do Masters 1000 de Monte Carlo de abril soma agora 37 vitórias em 51 jogos já feitos desde janeiro, sendo 17 vitórias de 21 jogos feitos sobre a terra batida. Rublev fez outras cinco finais em diferentes pisos nesta temporada, mas perdeu no duro de Dubai, no saibro de Banja Luka e na grama de Halle.

O duelo diante de Cerúndolo foi muito parelho o tempo todo. O argentino buscava a quarta final da carreira e vem do curioso título na grama de Eastbourne. Ele também havia ganhado o único confronto direto com Rublev, no saibro de Hamburgo do ano passado, e conseguiu competir com os golpes pesados do russo.

O primeiro set não viu quebras, mas Cerúndolo desperdiçou valiosos 15-40 no oitavo game. O tiebreak também vinha muito apertado, sem qualquer quebra até o 6-6 e só então o argentino cometeu um erro crucial.

Os sacadores perderam qualidade na primeira parte do segundo set e com isso vieram quebras e chances. Cerúndolo abriu 2/1, mas permitiu reação imediata. Teve outro 15-40 não aproveitado, mas em seguida teve de salvar break-point. Mais oportunidades viriam para os dois lados antes do tiebreak. O russo abriu então 5-3 com saque a favor, ficou irritado com seu erro e permitiu a virada para 6-5. Mas o argentino ainda precisou de mais duas chances para esticar a partida.

O terceiro vinha todo aberto. Cerúndolo salvou três break-points no 3/2, com clara perda de intensidade, mas reagiu e teve sua chance de quebra no game seguinte. Por fim, Rublev forçou as devoluções e obteve ampla vantagem na reta final da partida, com destaque para os 80% de pontos vencidos com o primeiro saque neste set decisivo.

Comentários