Notícias | Dia a dia
Aos 28, Cachin ganha na Suíça seu primeiro ATP
23/07/2023 às 09h21

Gstaad (Suíça) - O argentino Pedro Cachin se tornou neste domingo o quinto tenista da temporada a conquistar seu primeiro título de ATP. Aos 28 anos, ele conseguiu notável reação no saibro de Gstaad e virou em cima do experiente espanhol Albert Ramos, com parciais de 3/6, 6/0 e 7/5.

Cachin repete assim o que já fizeram Tallon Griekspoor, em Pune; Yibing Wu, em Dallas; Arthur Fils, em Lyon; e Christopher Eubanks, em Mallorca. O francês Fils é o mais jovem, com 18, e o argentino o de maior idade.

Antes de chegar a Gstaad, Cachin jamais havia disputado sequer uma semifinal de nível ATP, embora já tenha sido o 54º do ranking. Ele entrou no torneio como 90º colocado e deve saltar para a faixa dos top 50 pela primeira vez.

"Estava nervoso no começo da partida, ainda mais por enfrentar um canhoto pela primeira vez na semana", explicou o argentino. "Aos poucos, consegui ficar mais agressivo". Ele é treinado pelo espanhol Alex Corretja, que venceu três vezes o torneio.

Na partida deste domingo, Cachin perdeu o serviço logo no terceiro game, deixou escapar duas chances de reação e voltou a ser quebrado no fim do set. Mas mudou radicalmente o plano de jogo e se saiu muito melhor no segundo set, perdendo apenas cinco pontos com seu serviço.

Num tenso terceiro set, abriu vantagem novamente no game de abertura e se manteve à frente até 4/2. Ramos devolveu com profundidade e empatou, mas acabou cometendo dois erros no 11º game, que determinou a quebra definitiva. Foi a quarta vitória de Cachin em cinco jogos feitos neste ano diante de canhotos.

Comentários