Budapeste (Hungria) - Eliminada na última rodada do torneio qualificatório, a russa Maria Timofeeva deu sorte. Com a desistência de uma jogadora, ela entrou na chave em cima da hora, embalou e neste domingo conquistou o primeiro torneo de nível WTA da carreira.
Na equilibrada decisão, Timofeeva derrotou a ucraniana Kateryna Baindl, outra que era muito pouco cotada para ir à final, com as parciais de 6/3, 3/6 e 6/0. Aos 19 anos, Timofeeva ocupa apenas o 246º posto do ranking nesta semana.
Ela nunca havia sequer disputado um WTA antes e assim marca um fato pouco usual no circuito feminino. A última vez que isso aconteceu foi com Angelique Widjaja, em Bali, no ano de 2001. Antes dela, isso aconteceu com Tracy Austin (1977), Petra Langrova (1998), Katarina Srebotnik (1999) e Justine Henin (1999).
Primeira 'lucky-loser' a atingir uma final de WTA desde novembro de 2021, Timofeeva também repetiu a façanha da então precoce Coco Gauff. A norte-americana ganhou o WTA 250 de Linz, em 2019, também depois de perder na rodada final do quali.
Baindl também sonhava com seu primeiro WTA da carreira. A número 100 do ranking havia feito uma final anterior, em Taipé, há cinco anos, mas então perdeu para a húngara Timea Babos.