Atlanta (EUA) - O mineiro Marcelo Melo entrou em quadra nesta segunda-feira para disputar o jogo de número 1.000 em sua carreira. Fazendo sua estreia no ATP 250 de Atlanta, ele e o australiano John Peers, derrotaram o venezuelano Luís David Martinez e o norte-americano Reese Stalder por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 7/6 (7-3), em 1h05.
Entre os jogadores de duplas em atividade, Melo é o primeiro no circuito a chegar aos mil jogos na carreira. Antes, 13 duplistas atingiram e superaram essa marca. Os recordistas são Daniel Nestor (1.550), Mike Bryan (1.523) e Bob Bryan (1.468). O mineiro de 39 anos acumula 608 vitórias na carreira, com 37 títulos, incluindo dois Grand Slam e nove Masters 1000. Ele também foi número 1 do ranking de duplas por 56 semanas.
Cabeças de chave 3 do torneio, Melo e Peers terão como próximos adversários os vencedores da partida que de um lado terá o britânico Daniel Evans e o australiano John-Patrick Smith e do outro a parceria dos norte-americanos William Blumberg e Rajeev Ram.
Marcelo Melo fala da partida número 1.000 e conta que ganhou até bolo pic.twitter.com/DaqtBC8VZX
— Tenisbrasil (@sitetenisbrasil) July 24, 2023
"Esse número significa muito. É enorme para mim poder jogar mil partidas até agora", disse Melo ao site da ATP após a partida. "Acho que é por isso que continuo jogando. Hoje pudemos jogar na quadra central, com muita gente assistindo a partida. Eu ganhei até um bolo após a partida. Esse reconhecimento aqui nos Estados Unidos é muito importante. Eu sempre digo que no dia em que eu parar de gostar de tênis, eu vou parar de jogar".
Por meio das redes sociais, ele também agradeceu às mensagens do público brasileiro: "Estou aqui para agradecer por todo o apoio que todo mundo me deu ao longo dos anos. Sempre tento representar o Brasil da melhor forma possível e acho que estou conseguindo fazer isso. Muito obrigado a todos que me ajudaram a chegar até aqui".
👏 Standing ovation for @marcelomelo83! Today he becomes the first active player on the @atptour to play in 1,000 career ATP Tour-level matches in doubles.
— Atlanta Open 🎾 (@ATLOpenTennis) July 24, 2023
Marcelo and partner John Peers are the first match today on Stadium Court at 11 a.m. pic.twitter.com/eBT3RbhBIK
Melo e Peers largaram muito bem na partida, vencendo os três primeiros games com uma quebra de vantagem. Eles mantiveram o ritmo no decorrer do primeiro set, não só administraram a dianteira no placar, como conseguiram deixá-la ainda maior ao bater o saque dos rivais uma vez mais, no sexto game. O brasileiro e o australiano só perderam dois pontos no saque durante o set.
Depois de perder apenas um game em toda a primeira parcial, o mineiro e o australiano tiveram bem mais trabalho na segunda, salvaram um break-point no segundo game e mais dois no sexto, definindo o jogo apenas no tierbeaks, quando foram superiores e selaram a vitória por 2 a 0, garantindo vaga nas quartas de final.