Varsóvia (Polônia) - A busca por um título em casa começou com vitória para Iga Swiatek. A número 1 do mundo estreou nesta terça-feira no WTA 250 de Varsóvia, em quadras de piso duro, superando a uzbeque Nigina Abduraimova, 181ª do ranking, com parciais de 6/4 e 6/3 em 1h35 de partida, com arquibancadas lotadas na capital polonesa.
Esta foi a 43ª vitória em 50 jogos na temporada para Swiatek. A polonesa de 22 anos conquistou em 2023 o tri de Roland Garros e também os WTA 500 de Doha e Stuttgart. Ela inicia nesta semana sua preparação para o US Open, que começa em 28 de agosto. A líder do ranking é a atual campeã do Grand Slam nova-iorquino.
A hometown cheer for the top seed 🗣️@iga_swiatek secures the win in Warsaw!#BNPParibasWarsawOpen pic.twitter.com/qnLA5rPfM5
— wta (@WTA) July 25, 2023
A próxima adversária de Swiatek em Varsóvia virá da partida entre a norte-americana Claire Liu, 78ª do ranking, e a chinesa Yue Yuan, 116ª colocada. A polonesa venceu os três duelos anteriores que fez contra Liu, dois deles este ano. Já um eventual duelo contra Yuan seria inédito.
"É um torneio muito especial. Não é fácil jogar aqui, o nível de estresse é diferente. Mas estou muito feliz de poder jogar diante da torcida polonesa, é incrível", disse Swiatek na entrevista em quadra. "Primeiras rodadas não costumam ser fáceis. Ainda mais vinda da grama para essas quadras duras, que são mais lentas. Mas gosto dessas condições e acredito que posso jogar melhor a cada partida".
Warsaw welcomes the World No.1 ☝️@iga_swiatek 🇵🇱 #BNPParibasWarsawOpen pic.twitter.com/xYVyJHui4O
— wta (@WTA) July 25, 2023
Em jogo que contou com a arbitragem do brasileiro Fábio Souza, Swiatek teve chance de quebra logo no game de abertura e não demorou para abriu vantagem. Ela chegou a liderar o set inicial por 4/2, permitiu o empate no oitavo game, mas voltaria a quebrar logo na sequência para fechar o set.
Apesar de ter ventado bastante nesta terça, a polonesa conseguia comandar os pontos com o forehand e exercer muita pressão nas devoluções. Ela também se mostrava bastante à vontade em sua movimentação em quadra e teve sucesso também nas intervenções junto à rede. Uma dupla-falta da cazaque permitiu a primeira quebra do segundo set.
Depois, com a número 1 do mundo vencendo por 3/1, ela atacou a paralela na devolução e subiu à rede para definir o ponto que rendeu uma nova quebra. Swiatek ainda salvou alguns break-points na reta final da partida e chegou a sofrer uma quebra na primeira vez que sacou para o jogo antes de confirmar a vitória em sets diretos.