Kitzbuhel (Áustria) - A estreia do cearense Thiago Monteiro no quali do ATP 250 de Kitzbuhel terminou com vitória e 'pneu' no set final. Ele bateu, neste sábado, o tcheco Lukas Rosol, ex-top 30 e atual 354º do mundo, com parciais de 7/5 e 6/0, em apenas 62 minutos de partida.
Na segunda e última rodada, buscando um lugar na chave principal, Monteiro enfrentará o tenista da casa Dennis Novak, que venceu o duelo 100% austríaco com o convidado Joel Schwarzler por 2 sets a 0, com o placar final de 6/4 e 6/4. O duelo será inédito no circuito.
Foram dois sets distintos na estreia do canhoto cearense na competição, com o primeiro bastante equilibrado e definido apenas no final. Depois de perder três break-points no sexto game, Monteiro teve nova chance no 12º e desta vez não desperdiçou, anotou a quebra e marcou 1 a 0.
O jogo mudou de cara na segunda parcial, Monteiro elevou o aproveitamento de saque de 77% para 86%, perdendo apenas dois pontos com o serviço, enquanto do outro lado Rosol viu seu nível despencar de 70% com o saque para apenas 20%.
Aproveitando a enorme discrepância, o brasileiro dominou as ações no set e tratou de fechar o jogo com um 'pneu'. Ele anotou três quebras consecutivas e venceu todos os seis games disputados, perdendo somente cinco pontos em toda a parcial.