Varsóvia (Polônia) - Depois de perder três chances de fechar a semifinal contra a belga Yanina Wickmayer no sábado, vendo a falta de luz natural interromper e adiar a partida para o domingo, a polonesa Iga Swiatek conseguiu completar sua vitória, marcando placar final de 6/1 e 7/6 (8-6), depois de 2h01 de confronto.
Iga voltará às quadras do WTA 250 de Varsóvia mais tarde para jogar a final com a alemã Laura Siegemund, que havia garantido seu lugar na decisão ao bater a compatriota Tatjana Maria no sábado. Será a segunda vez que as duas medirão forças no circuito e a polonesa vence o único duelo até então, dois anos atrás em Madri.
Esta foi a 100ª partida de Swiatek como número 1 do mundo, somando 87 vitórias e 13 derrotas, mesma marca que a norte-americana Serena Williams tinha quando completou 100 jogos como líder do ranking. Ele é apenas a segunda polonesa a fazer uma final de WTA em casa, após Danuta Wieczorek, finalista em Varsóvia e Sopot em 1969.
Na primeira parte do jogo, no sábado, a tenista da casa dominou o primeiro set, quebrou Wickmayer em todos os games de serviço e só não anotou um 'pneu' porque perdeu o saque no terceiro. Ela manteve o ritmo no começo da segunda parcial, anotou mais dois breaks e abriu 5/2.
Veio então uma derrapada de Swiatek, que foi quebrada no oitavo game, perdeu três match-points no nono e foi quebrada de novo no décimo. O jogo foi interrompido por falta de luz natural e só voltou neste domingo, sendo definido no tiebreak, com a polonesa precisando de mais três match-points.