Washington (EUA) - A ucraniana Marta Kostyuk, 34ª do ranking, conseguiu uma grande virada na estreia do WTA 500 de Washington. A jovem jogadora de 21 anos salvou três match-points nesta segunda-feira para vencer a canadense Bianca Andreescu, ex-top 5 e atual 44ª do mundo, por 2/6, 6/3 e 7/6 (7-5) em partida com 2h43 de duração.
Depois de um primeiro set com duas quebras a favor de Andreescu, Kostyuk reagiu na segunda parcial, também com duas quebras a favor. Já no set decisivo, a ucraniana abriu 4/2 e cedeu o empate no oitavo game. Andreescu escapou de três break-points no 4/4 e teve match-points tanto no 5/4 quanto no 6/5. Kostyuk se salvou sendo agressiva em dois desses pontos e contando com erro da adversária no outro, antes de definir a disputa no tiebreak.
A roller coaster of a match 😤@marta_kostyuk saves multiple match points and takes it on her first try!#MubadalaCitiDCOpen pic.twitter.com/fukHelrHz8
— wta (@WTA) July 31, 2023
"Foi um jogo incrível hoje. Eu perdi algumas chances no 4/4, foram erros que doeram muito. Honestamente, não acreditava que poderia vencer naquele momento. Mas tentei jogar lutar por todos os pontos e não desistir. Acho que a torcida também me ajudou muito", disse Kostyuk, que terminou o jogo com quatro quebras contra cinco de Andreescu. A canadense fez mais winners, 31 a 25, e cometeu 38 erros contra 27.
A próxima adversária de Kostyuk será a francesa Caroline Garcia, segunda cabeça de chave e número 6 do mundo. Garcia venceu os dois duelos anteriores, mas sempre em três sets. "Já fiz dois jogos muito duros com ela. Na última derrota, em 2019, tive set e quebra na frente. É uma grande jogadora, está no top 10, e será uma grande partida".
Samsonova inicia bem a defesa do título, Bencic segue
Atual campeã em Washington, a russa Liudmila Samsonova iniciou bem a defesa do título. Ela venceu a norte-americana Danielle Collins por 6/1 e 6/3. Samsonova é a 18ª do ranking aos 24 anos e espera a vencedora entre a romena Sorana Cirstea e a croata Petra Martic.
Já a suíça Belinda Bencic ficou em quadra por apenas um set. Ela liderava o placar contra a russa Anastasia Potapova por 6/5, quando a rival se retirou por lesão no tornozelo esquerda. Bencic aguarda a partida entre as norte-americanas Lauren Davis e Sloane Stephens.