fiogf49gjkf0d
Jean-Julien Rojer, Horia Tecau, Rohan Bopanna, Florin Mergea, ATP FinalsCopa Davis" /> fiogf49gjkf0d Jean-Julien Rojer, Horia Tecau, Rohan Bopanna, Florin Mergea, ATP FinalsCopa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d Jean-Julien Rojer, Horia Tecau, Rohan Bopanna, Florin Mergea, ATP Finalstênis" /> fiogf49gjkf0d 2015/duplas/rojer_tecau_finals_abraco_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2015/duplas/rojer_tecau_finals_abraco_int.jpg" />Londres (Inglaterra) - Um dia depois de derrotarem os gêmeos americanos Bob e Mike Bryan e assegurarem o posto de melhor dupla da temporada, o romeno Horia Tecau e o holandês Jean-Julien Rojer coroaram a grande temporada com título invicto e sem perder sets no ATP Finals. Na decisão, eles superaram a surpreendente dupla do indiano Rohan Bopanna com o romeno Florin Mergea por 6/4 e 6/3 em exatos 60 minutos de disputa na O2 Arena.
Este foi o 11º título em dois anos de parceria para Rojer e Tecau. Em 2014, eles chegaram a ganhar oito troféus, contra apenas três nesta temporada. As duas principais conquistas deles aconteceram este ano em Londres, em Wimbledon e no ATP Finals. A dupla ainda prezou pela regularidade, chegando pelo menos às quartas de final em todos os Grand Slam que disputaram.
Como já haviam recebido uma homenagem pela liderança do ranking no sábado, Rojer e Tecau saem arena dois dias seguidos com um troféu. Ao encerrarem a temporada como a melhor dupla do ano, eles encerram uma sequência de dez anos seguidos dos irmãos Bob e Mike Bryan. Individualmente, o mineiro Marcelo Melo foi o duplista que mais pontuou no ano, atuando ao lado de seis parceiros diferentes e conquistando seis títulos com três companheiros distintos.
Já os vice-campeões Bopanna e Mergea, que chegaram a derrotar os irmãos Bryan na primeira rodada da fase de grupos do Finals, terminam o ano com dois títulos e três vice-campeonatos. Algozes de Marcelo Melo e Ivan Dodig na semifinal, a dupla indo-romena só se classificou para o Finals na última semana, graças a uma vitória de Melo e Dodig contra Jack Sock e Vasek Pospisil no Masters 1000 de Paris.
Os campeões de Wimbledon largaram com uma quebra de vantagem logo no primeiro game contra o saque de Bopanna e só teriam o saque ameaçado no sexto game, quando Tecau salvou dois break points antes de confirmar. No segundo set Rojer e Tecau foram ainda mais firmes e cederam só 5 pontos no saque, sem enfrentar break pointes, e conseguiram duas novas quebras contra o indiano Bopanna no quinto e no nono game da parcial.
Em lados opostos da quadra, os romenos Tecau e Mergea tem histórias próximas. Os dois atletas de 30 anos nasceram com apenas uma semana de diferença em 1985 e conseguiram dois títulos de juvenis de Wimbledon juntos (em 2002 e 2003) e também foram finalistas de duplas como juvenis no Australian Open. Já no profissional, Tecau e Mergea venceram quatro challengers e sete futures juntos.