Notícias | Dia a dia
'Fiquei aliviado por me aposentar', afirma Federer
04/08/2023 às 10h25

Nova York (EUA) - Roger Federer passou os últimos dias em Nova York, desta vez para participar do lançamento das roupas esportivas da marca japonesa Uniqlo, que continua sua patrocinadora mesmo depois de encerrar a carreira. O suíço deu entrevista ao New York Times e revelou que a aposentadoria acabou sendo um alívio.

“Não sabia como iria encarar uma vida sem jogos, sem torcedores e sem a agenda que dominou minha vida por 25 anos. Por muito tempo, tentei dar mais uma chance e achar um jeito de deixar as quadras de forma saudável, mas simplesmente não dava", contou ele, lembrando que a pandemia de 2020 e as cirurgias no joelho tornaram os últimos anos muito difíceis.

"Foi então obrigado a desacelerar nos últimos três anos. Mas no final fiquei aliviado e feliz por me aposentar. Acabou da forma mais perfeita que poderia ser, durante a Laver Cup, onde estava cercado pelos meus maiores rivais, minha família e meus amigos", relembrou sobre a despedida emocionante em setembro do ano passado.

Federer esteve duas vezes em Wimbledon. No ano passado, foi convidado para a festa dos 100 anos da Quadra Central e desta vez foi como puro espectador. "No ano passado, foi lindo, mas doloroso, porque eu estava triste, não sabia se poderia jogar novamente. Mas agora foi totalmente diferente. Meu pai até me perguntou se eu não gostaria de estar na quadra ao invés da arquibancada, mas eu repsondi que estava feliz apenas curtindo o jogo".

O suíço diz estar feliz com a nova fase de sua vida e que tem procurado viajar para lugares em que possa se divertir com a família. "Levei meus filhos ao Lesoto para verem minha Fundação na África, fui com Mirka ao Met Gala e também viajei pelo Expresso do Oriente com meus pais, coisas que não eram possíveis quando eu estava jogando porque ocupavam muito do meu tempo".

Sobre o fiel patrocinador japonês, Federer acredita que a Uniqlo possa deixar uma marca na moda do tênis. “Temos uma grande história de estilo no tênis, com René Lacoste e Stan Smith, que foram tenistas maravilhosos. Eu sinto que é importante lembrar de onde viemos. E se eu posso fazer o tênis parecer elegante, acho que deveria".

Comentários