Londres (Inglaterra) - Vinda de cinco eliminações na estreia em seus últimos seis torneios, a ucraniana Elina Svitolina reencontrou o caminho das vitórias e já está nas quartas de final de Wimbledon. Nesta segunda-feira, ela fez valer a condição de cabeça de chave 8 e eliminou a croata Petra Martic em sets diretos, com parciais de 6/4 e 6/2.
De volta às quartas de um torneio, algo que não fazia há quatro meses, desde Indian Wells, a ucraniana poderá ter pela frente a terceira mais bem cotada ao título, a tcheca Karolina Pliskova, que para confirmar este duelo precisará fazer vale a condição de terceira mais bem cotada frente à compatriota Karolina Muchova.
Svitolina venceu 64% dos pontos de serviço e quase metade (49%) nas devoluções. Nos break-points, ela aproveitou quatro dos 11 que teve a seu favor, salvando quatro dos cinco que enfrentou. A ucraniana perdeu a batalha das bolas vencedoras (30 e 34), mas cometeu muito menos erros não forçados (17 a 31).
Uma das quatro tchecas que chegou nas oitavas, Barbora Strycova foi a primeira delas a se garantir na fase seguinte. Ela não teve moleza contra a belga Elise Mertens, saiu perdendo e teve que buscar a virada, derrubando a 21ª favorita com o placar final de 4/6, 7/5 e 6/2.
Nas quartas, Strycova pode ter um embate 100% tcheco se a bicampeã de Wimbledon Pera Kvitova fizer valer seu histórico na competição e derrubar a atleta da casa Johanna Konta. Caso venha mesmo a compatriota será a décima vez que elas se enfrentam com ampla vantagem de Kvitova (8 a 1), mas contra Konta é da tcheca a vantagem no histórico (1 a 0).
Trailing a set and 5-2, @BaraStrycova rallies back to defeat Elise Mertens to advance to the #Wimbledon quarter-finals for the first time since 2014
— Wimbledon (@Wimbledon) 8 de julho de 2019
Up next: Konta or Kvitova... pic.twitter.com/8mCWYRMYPU