Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Federer destaca franca evolução de Nadal na grama
10/07/2019 às 19h28

Suíço não enfrenta Nadal na grama desde a histórica final de 2008 em Wimbledon

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - Prestes a enfrentar Rafael Nadal na semifinal de Wimbledon, Roger Federer falou sobre a franca evolução que o espanhol teve na grama nos últimos anos. Os dois não se enfrentam no piso desde a histórica final de 2008, vencida por Nadal em cinco sets. Antes disso, foram apenas outros dois duelos na grama, com vitórias do suíço nas finais de Wimbledon de 2006 e 2007.

"O jogo do Rafa pode machucar qualquer um em qualquer piso. Ele não é apenas um especialista no saibro", avaliou Federer. "Ele melhorou muito ao longo dos anos nesta superfície e também está jogando muito diferente do que costumava fazer".

"Nós não nos enfrentamos na grama há tempo. Ele está sacando de maneira diferente. Eu me lembro de como ele costumava sacar, e agora, com um saque muito mais eficiente, ele consegue definir os pontos mais rápido. É bom jogar um contra o outro novamente", acrescentou o dono de oito títulos do torneio.

Federer já enfrentou Nadal 39 vezes e tem apenas 15 vitórias, enquanto o espanhol venceu 24 vezes. O último encontro foi há aproximadamente um mês, no saibro de Roland Garros, e teve um contundente triunfo de Nadal em sets diretos. "Eu sinto que as condições de lá eram um pouco diferentes. Estava ventando muito e foi uma loucura. Eu não ouvi nada de que seria parecido nesta semana, e espero que não. Mas ainda assim, seria divertido".

O suíço também avaliou seu desempenho na vitória por 4/6, 6/1, 6/4 e 6/4 sobre o japonês Kei Nishikori pelas quartas de final. "Eu me senti muito bem na quadra. Mesmo depois de perder o primeiro set, eu não me apressei e fiquei calmo. Sentia que estava sacando bem e fazendo bem aquele 1-2 com o saque e a primeira bola. As devoluções iam melhorando com o tempo".

"Foi muito diferente de jogar contra Berrettini quando ele está sacando muito. Eu estava fazendo mais chip-en-charge hoje, eu estava subindo à rede o tempo todo. Isso obviamente leva algum tempo para se acostumar", comenta o número 3 do mundo. "No geral, estou muito feliz com a forma como estou batendo na bola. Também estava muito bem do fundo de quadra, o que claramente será importante talvez para a próxima partida"

A vitória sobre Nishikori foi a centésima de Federer na grama de Wimbledon. "Eu não pensei nisso enquanto estava jogando hoje. Na verdade não, eu nem me lembrava. Só depois do jogo que me disseram: 'Parabéns pelos centésima vitória' que eu me liguei disso. É legal, porque algumas dessas foram marcantes. Quem poderia imaginar que eu chegaria a cem vitórias aqui em Wimbledon? Eu mesmo não imaginava".

Comentários
Faberg
Roland Garros Series