Notícias | Outros
Brasileirão começa nesta segunda em Uberlândia
15/07/2019 às 11h13

Praia Clube, sede da competição desde 2015.

Foto: Luiz Cândido/CBT

Uberlândia (MG) – A maior competição de tênis infantojuvenil do país começa nesta segunda-feira. O Campeonato Brasileiro de Tênis 2019, o Brasileirão, tem 790 atletas inscritos para participarem das competições que vão de 15 a 28 de julho no Praia Clube, em Uberlândia (MG). Durante o evento também será disputada a Copa das Federações, tradicional torneio em que os Estados se enfrentam numa competição por equipes.

Os atletas mais bem ranqueados do país nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos competem já a partir desta segunda-feira. Entre os dias 15 e 19 será disputada a chave G1, seguida pela Copa das Federações entre 20 e 23 de julho. A disputa da chave GA (a de maior graduação) começa no dia 24 e vai até o dia 28. O torneio é importante para os tenistas, que têm a chance de somar pontos em uma "etapa bônus" para o ranking nacional. Além disso, os vencedores de cada categoria são considerados os campeões brasileiros do ano.

O ranking da CBT considera os quatro melhores resultados dos tenistas no primeiro semestre do ano e os quatro melhores resultados no segundo semestre em competições. A pontuação do Brasileirão, no entanto, é um extra, assim como eventuais participações em Campeonatos Sul-americanos e em Mundiais representando o Brasil.

As disputas serão no Praia Clube. Considerado um dos maiores do país, o clube sedia a competição desde 2015 e já é uma referência entre os jovens tenistas pela estrutura e pela hospitalidade. Para entrar no complexo de tênis do Praia Clube é preciso realizar um credenciamento na entrada, sujeito à aprovação. Nesta etapa será exigida o comprovante de vacinação para Febre Amarela (de atletas, treinadores e acompanhantes), uma exigência do clube como precaução para garantir o bem-estar de todos.

Copa das Federações e palestras

A Copa das Federações é um torneio nos moldes da Copa Davis e da Fed Cup, em que os Estados se enfrentam em uma competição por equipes. A competição também vale pontuação extra para o ranking nacional, contudo a escolha dos atletas para competir em cada categoria fica a cargo das respectivas Federações.

No ano passado, São Paulo foi o grande campeão, chegando ao 13º título da Copa das Federações. O título foi decidido no match tie-break do último confronto, deixando os paulista com 104 pontos, apenas dois à frente do Rio Grande do Sul. "O Brasileirão e a Copa Das Federações são os mais tradicionais torneios do calendário nacional infantojuvenil. Tive o privilégio de ter participado na minha juventude, quando eram realizados em Brasília. Fico feliz que possamos dar continuidade com uma quantidade expressiva de participantes, crescendo ano a ano em número e qualidade. As federações e tenistas estão de parabéns. Agradeço ainda ao importante apoio da Federação Mineira de Tênis e do Praia Clube de Uberlândia", destaca Rafael Westrupp, presidente da CBT.

Neste ano, como parte especial da programação do evento, serão realizadas duas palestras no dia 24 de julho. A primeira, às 16h, ministrada por Eduardo Frick (gerente de esportes e evento da CBT), será sobre as realizações, o momento atual e os projetos futuros da CBT. Depois, a partir das 17h, a psicóloga do esporte Carla Di Pierro falará sobre o tema “Ser pai e mãe de tenista: como participar da vida esportiva do seu filho otimizando o seu desenvolvimento”.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis