Notícias | Dia a dia
Serena tem o maior domínio do tênis feminino
23/07/2019 às 00h12

Nova York (EUA) - Independente do que acontecer no US Open dentro de seis semanas, Serena Williams concretizará nesta reta final de sua carreira o maior domínio já visto no tênis feminino em toda sua história. De seus 23 troféus de Grand Slam, 10 aconteceram na década de 2000 e outros 12 na de 2010, completando assim 20 anos de soberania.

Os torneios do Grand Slam, compostos pelo Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e o Aberto dos EUA - são os eventos mais visíveis e significativos para o tênis desde a década de 1940, quando se criou o termo em função dos feitos de Don Budge.

Nos anos 1940, Margaret DuPont chegou a cinco Slam, marca superada na década seguinte por Maureen Connolly e seus nove troféus. Nos anos 1960, Margaret Court ergueu incríveis 16 troféus.

Quando o tênis se tornou profissional, ao longo da década de 1970, Chris Evert ganhou nove Slam contra oito de Court e sete de Billie Jean King. Outra grande coleção ficaria com Martina Navratilova, 15 vezes campeã ao longo dos anos 1980 e substituída por Steffi Graf e seus 14 títulos no período de 1990.

Veio então o longo domínio de Serena. Na década de 2000 ela faturou 10 Slam, três a mais que a irmã Venus e Justine Henin, e no atual período de 2010 a norte-americana disparou com 12 conquistas diante de apenas três de Angelique Kerber. Mesmo que a alemã vença todos os cinco que faltam até 2020, não chegará perto de Serena.

Relembre a história fascinante de Serena Williams
Hoje com 37 anos, Serena passou 24 deles como tenista profissional e ganhou atenção adicional como atleta afro-americana em um esporte geralmente dominado por jogadores brancos. Sua vitória em 1999 no Aberto dos Estados Unidos fez dela a segunda mulher negra a ganhar um título de Grand Slam (Althea Gibson foi a primeira, em 1956). Veja uma breve retrospectiva de sua incrível carreira até agora:

- Nasceu em Michigan, nos EUA, mas mudou-se para a Califórnia quando tinha três anos, onde começou a jogar tênis, ao lado da irmã Venus.

- Tornou-se profissional quando tinha apenas 14 anos de idade.  Mesmo nessa tenra idade, as duas irmãs Williams já recebiam muita atenção da imprensa por causa desse talento.

- Em 1998, Serena venceu sua primeira partida em uma competição de Grand Slam.  Ela derrotou a romena Irina Spirlea durante o Aberto da Austrália.

- Serena venceu o US Open em 1999, sua primeira conquista de Grand Slam, e faturou duplas com Venus.

- Venceu Wimbledon em 2002 pela primeira vez, tendo Venus como adversária.  Isso lhe rendeu o ranking número 1 do mundo, derrubando a irmã do topo.

- Ganhou seu quarto Slam seguido no Australian Open de 2003, feito que repetiria em 2014-2015.

- Alcançou mais um marco em Wimbledon 2016 - conquistando seu 22º Grand Slam, e igualando o recorde estabelecido por Steffi Graf.

- Em setembro de 2017, mostrou a primeira imagem de sua filha recém-nascida Alexis Olympia Ohanian Jr no Instagram.  Ela diz que ter uma filha a tornou ainda mais determinada e deu a inspiração para tentar ganhar novos Slam.

- Ambiciosa e multitalentosa, desde 2002 Serena também tem atuado em vários papéis na televisão e no cinema. Além disso, ela e Venus estudaram design de moda.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis