Kitzbuhel (Áustria) - Cinco anos depois de ter ficado com um frustrante vice, Dominic Thiem está novamente na final do ATP caseiro. Apoiado pelo público, ele superou nesta sexta-feira um jogo bem disputado contra o italiano Lorenzo Sonego e uma perigosa desvantagem no tiebreak, completando a vitória com 6/3 e 7/6 (8-6), após 1h42.
Em busca de seu terceiro título da temporada e o 13º da carreira, Thiem enfrentará neste sábado o canhoto espanhol Albert Ramos, também um especialista sobre a terra, que mais cedo passou pelo noruguês Casper Ruud, por 7/5 e 6/4. Ramos tenta o segundo título seguido, vindo da conquista de Gstaad.
Nos duelos diretos entre os dois, cada um venceu uma partida. O espanhol levou a melhor nas quartas de final sobre o piso duro de Chengdu em 2016 e o austríaco ganhou na semifinal do Rio Open de 2017.
Thiem faz sua quarta final da temporada, tendo sido campeão em Indian Wells e Barcelona e ficado com o vice em Roland Garros. O espanhol é atualmente o 69º do ranking e tenta o terceiro título. O primeiro aconteceu em Bastad de 2016.
GO GO gadget arm...@ThiemDomi's reflexes keeping the home crowd entertained at the #GeneraliOpen! pic.twitter.com/kX27iTmyuW
— Tennis TV (@TennisTV) August 2, 2019
Embora tenha cedido apenas um break-point no duelo diante de Sonego, Thiem teve um aproveitamento abaixo do normal com o primeiro saque: acertou 79% mas ganhou apenas 71% desses pontos, se saindo bem melhor quando jogou com o segundo serviço e forçou Sonego às trocas, obtendo então 78% de resultado positivo.