Notícias | Dia a dia
Menezes derruba principal favorito e faz semi no Pan
02/08/2019 às 19h49

Mineiro precisa de mais uma vitória para conseguir medalha e vaga olímpica

Foto: Divulgação

Lima (Peru) - Último brasileiro na luta por medalhas no tênis masculino dos Jogos Pan-Americanos de Lima, João Menezes conseguiu uma expressiva vitória nesta sexta-feira e garantiu vaga na semifinal no saibro da capital peruana. O mineiro de 22 anos e 212º do ranking superou o chileno Nicolas Jarry, número 55 do mundo e principal cabeça de chave, com parciais de 7/5 e 6/4.

Semifinalista, Menezes está a uma vitória de já garantir uma medalha no Pan de Lima. Além disso, os finalistas de simples na competição têm direito a vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Mas é preciso que eles também se mantenham entre os 300 melhores do mundo no ranking do dia 8 de junho de 2020.

O adversário de Menezes na semifinal será o argentino Facundo Bagnis, canhoto de 29 anos e 156º colocado no ranking mundial. Na outra semi estão o argentino Guido Andreozzi, segundo cabeça de chave e número 110 do mundo, e o jovem chileno de 21 anos e 286º colocado Marcelo Tomas Barrios Vera.

Ótima fase do mineiro
Desde a última segunda-feira, Menezes aparece com o melhor ranking da carreira. O mineiro de Uberaba ganhou 26 posições depois de ser finalista do challenger norte-americano de Binghamton, em quadras de piso duro. Na semana anterior, foi semifinalista no challenger de Gatineau, no Canadá. Ele ocupava apenas o 398º lugar do ranking na virada do ano e já saltou quase 200 posições.

Veja como Menezes construiu a vitória
O jogo começou com Jarry tendo dificuldades para confirmar o saque, tanto que o chileno colocou apenas 50% de primeiros serviços em quadra durante o set inicial. Menezes conseguiu uma quebra precoce, mas acabou cedendo o empate de imediato. Ainda assim, o mineiro voltaria a quebrar e chegou a liderar o placar por 5/2. Sacando para fechar, o atleta brasileiro sofreu com o peso das devoluções e dos golpes de forehand do chileno e acabou permitindo a reação do rival. No entanto, Jarry estava errando demais na partida e deu chances para que Menezes voltasse a quebrar já na reta final do set.

Os números da primeira parcial mostravam o equilíbrio da partida, com 38 a 35 no total de pontos para Menezes, mas também a instabilidade de Jarry, que cometeu 26 erros não-forçados contra 11 do jogador brasileiro. 

No segundo set, Menezes teve o serviço constantemente ameaçado, mas escapou de todos os seis break points que enfrentou. O mineiro de Uberaba vinha tendo poucas chances no saque de seu adversário, mas acabou contando com três erros seguidos do adversário para chegar aos match points. Jarry até escapou dos dois primeiros, mas Menezes confirmou a vitória na terceira chance que teve. O chileno fez 31 a 8 em winners e cometeu 52 erros contra 25 do mineiro.

Carol joga semi de simples e disputa bronze na dupla
O tênis brasileiro ainda busca mais duas medalhas no Pan entre as mulheres. Carolina Meligeni Alves, 334ª do ranking, é semifinalista do torneio de simples feminino. A paulista de 23 anos enfrentará neste sábado a norte-americana de 20 anos e 261ª colocada Caroline Dolehide, que já foi 102ª do mundo há pouco mais de um ano. A outra semi tem a paraguaia Veronica Cepede Royg e a argentina Nadia Podoroska. 

Carol também está na disputa pela medalha de bronze nas duplas ao lado de Luisa Stefani. As brasileiras perderam a semifinal desta sexta-feira para as paraguaias Verónica Cepede Royg e Montserrat González por 7/5, 6/7 (10-12) e 10-4. Elas enfrentam as chilenas Alexa Guarachi e Daniela Seguel no jogo que vale a medalha de bronze.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis