Notícias | Dia a dia
Polonesa de 18 anos derruba Wozniacki e desafia Osaka
08/08/2019 às 00h30

A polonesa Iga Swiatek surpreendeu a dinamarquesa e chegou às oitavas

Foto: Divulgação

Toronto (Canadá) - Em franca evolução no circuito nesta temporada, a polonesa Iga Swiatek marcou uma expressiva vitória na noite desta quarta-feira para garantir vaga nas oitavas de final do WTA Premier de Toronto. A jovem jogadora de 18 anos e 65ª do ranking buscou a virada contra a ex-número 1 do mundo Caroline Wozniacki, com parciais de 1/6, 6/3 e 6/4 em 1h59 de partida.

Campeã juvenil de Wimbledon no ano passado, Swiatek começou a temporada na 186ª colocação do ranking da WTA. Logo de cara, furou o quali do Australian Open e teve outros grandes resultados como chegar à final do WTA de Lugano e às oitavas em Roland Garros. Dessa forma, ganhou mais de cem posições. Fora das quadras, Swiatek chama atenção pelo gosto musical. É fã de Pink Floyd, AC/DC e do guitarrista Carlos Santana. 

O próximo jogo de Swiatek será contra outra ex-número 1 do mundo. Ela encara a japonesa Naomi Osaka, vice-líder do ranking, por volta das 21h30 (de Brasília) desta quinta-feira. A jovem polonesa busca sua primeira vitória contra top 10 na carreira.

Por sua vez, Wozniacki amarga um ano de poucas alegrias. A dinamarquesa, que completou 29 anos em julho, tem apenas 14 vitórias na temporada, com destaque para a campanha até a final em Charleston, e tem sofrido com lesões e eliminações precoces ao longo da temporada.

Embora o primeiro set tivesse muitos games longos, Wozniacki levava a vantagem na maioria das ocasiões. A dinamarquesa conseguiu duas quebras em momentos importantes e conseguiu manter o saque sem enfrentar break points. No fim da parcial, havia feito apenas três winners e cinco erros não-forçados, enquanto Swiatek deu onze pontos de graça e anotou seis bolas vencedoras.

O segundo set teve apenas uma quebra, conquistada por Swiatek ainda no início. A polonesa ganhou confiança ao salvar dois break points no game seguinte para abrir 4/1. Parecendo sentir menos o peso de enfrentar uma ex-número 1 do mundo, a jovem de 18 anos conseguiu ser mais agressiva e anotou 17 bolas vencedoras contra apenas quatro da dinamarquesa. Sacando para o set, Swiatek encaixou dois aces no game decisivo.

A reação da jovem adversária não intimidou Wozniacki, que começou melhor no terceiro set e rapidamente abriu 3/0 ao vencer 12 pontos em 14 possíveis. Mas o jogo agressivo da jovem polonesa, que disparava winners de diferentes partes da quadra foi fundamental buscar o empate no placar.

Wozniacki ainda confirmaria o saque mais uma vez, mas um winner de devolução de Swiatek deixou a polonesa perto da vitória. A ex-número 1 até salvou os dois primeiros match points que enfrentou, mas não evitou a queda precoce no torneio. Wozniacki fez apenas oito winners no jogo contra 34 de Swiatek, que cometeu 33 erros contra 19 da dinamarquesa.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis