Montréal (Canadá) - Um dos jogadores com melhor desempenho na atual temporada, o espanhol Roberto Bautista poderá garantir sua estreia no top 10 nesta sexta-feira. Porém, para que isso aconteça ele precisa de uma combinação de dois fatores: tem que vencer seu duelo pelas quartas de final do Masters 1000 de Montréal e contar com uma derrota do italiano Fabio Fognini.
Para fazer sua parte nessa busca pela inédita colocação entre os 10 melhores do mundo, Bautista terá que superar o francês Gael Monfils, que leva a melhor no histórico entre os dois, somando três vitórias e apenas uma derrota. Contudo, o espanhol levou a melhor no duelo mais recente entre eles, justamente em Montréal, dois anos atrás.
O outro resultado que ele precisa contar para já conseguir sua vaga no top 10 é a derrota de Fognini contra o número 2 do mundo Rafael Nadal. Embora o italiano tenha vencido o último embate, no saibro do Masters 1000 de Monte Carlo, neste ano, o canhoto de Mallorca tem ampla vantagem no retrospecto, com 11 vitórias em 15 jogos.
¿Cómo lo hiciste, @BautistaAgut? 🤯@TennisTV | @CoupeRogers pic.twitter.com/jKyUzdBv0P
— ATP Tour en Español (@ATPTour_ES) 9 de agosto de 2019
Atual 13 do mundo, sua melhor colocação da carreira até então, Bautista já garantiu pelo menos duas posições a mais com a campanha no Masters 1000 canadense. Ele pode chegar até o oitavo posto se for campeão e se o russo Daniil Medvedev cair antes da final.
Bautista também está muito bem colocado na corrida para o ATP Finals, que conta apenas os resultados da atual temporada. Ele aparece na oitava posição e tem tudo para seguir subindo. A projeção virtual já o coloca como o sétimo melhor do ano, deixando para trás o japonês Kei Nishikori, podendo ainda subir para sexto ou cair para nono, dependendo dos resultados do resto da semana.