Notícias | Dia a dia
Sharapova busca vitória expressiva e encara Barty
12/08/2019 às 23h21

Sharapova vinha de eliminações precoces em Wimbledon e em Toronto

Foto: Divulgação

Cincinnati (EUA) - Vinda de uma eliminação na estreia em Toronto, Maria Saharapova estreou no WTA Premier de Cincinnati com uma expressiva vitória nesta segunda-feira. Campeã do torneio em 2011 e ex-número 1 do mundo, a russa bateu a norte-americana Alison Riske, 37ª do ranking, por 6/3 e 7/6 (7-4) em 1h55 de partida.

Esta foi apenas a oitava vitória na temporada para Sharapova, sendo somente a segunda depois de ter operado o ombro em fevereiro. A experiente jogadora de 32 anos aparece atualmente apenas na 97ª colocação do ranking mundial. Por sua vez, Riske vive ótima fase aos 28 anos e chegou às quartas de final em Wimbledon, além de ter vencido duas top 10 este ano.

Sharapova não vencia uma adversária no top 40 do ranking da WTA desde janeiro, quando superou a então terceira colocada Caroline Wozniacki no Australian Open. Seu próximo compromisso será contra a australiana Ashleigh Barty, vice-líder do ranking mundial. A russa tem uma vitória e uma derrota contra Barty no circuito.

Como já havia confirmado na última semana, Sharapova vem treinando com o italiano Riccardo Piatti. No entanto, a russa recebeu nesta segunda-feira as orientações em quadra do ex-jogador profissional Alex Kuznetsov. O norte-americano de origem ucraniana teve apenas um breve diálogo com a jogadora russa durante o jogo.

Ainda que o saque seja um problema recorrente no jogo de Sharapova nos últimos anos, a russa conseguiu resistir durante todo o primeiro set sem sofrer quebras e enfrentando apenas dois break points. Mesmo quando encarou dois games longos, a ex-número 1 forçou o saque nos momentos de pressão e teve sucesso e conseguiu a única quebra da parcial no oitavo game, após uma dupla-falta da rival. Nas estatísticas, Sharapova tinha 15 a 7 em winners e cometeu 13 erros contra 6 da norte-americana.

No segundo set, Sharapova teve o serviço quebrado ainda no começo da parcial e Riske abriu 3/0. A russa chegou a devolver a quebra no sétimo game, mas voltaria a perder o saque logo na sequência. Riske liderou por 5/3 e teve a chance de sacar para o set, mas sofreu com o peso das devoluções da ex-número 1, que buscou o empate e ganhou confiança para voltar a quebrar. Sharapova, então, sacou para o jogo e teve um match point, mas não aproveitou a chance. Já no tiebreak, a russa conseguiu abrir vantagem, apesar de ter cometido duas duplas-faltas. A ex-número 1 fez 26 a 15 em winners e cometeu 33 erros contra 22 da rival.

Wozniacki e Konta param na estreia, Kuznetsova avança
Outra ex-líder do ranking em quadra, Caroline Wozniacki não teve a mesma sorte. Atual 19ª colocada, a dinamarquesa fez uma partida de dez quebras de serviço contra a jovem ucraniana de 19 anos e 32ª do ranking Dayana Yastremska, que marcou um duplo 6/4 e liderou a contagem de winners por 34 a 8. A ucraniana conseguiu seis quebras contra quatro da rival de 29 anos.

Yastremska agora enfrenta a russa Svetlana Kuznetsova, veterana de 34 anos e 153ª do ranking, que derrotou a cabeça 11 letã Anastasija Sevastova por 7/6 (7-3), 6/7 (4-7) e 6/4. Kuznetsova, ex-número 2 do mundo e dona de dois títulos de Grand Slam, foi convidada para o torneio depois de solucionar um problema com seu visto para os Estados Unidos.

Ainda nesta segunda-feira a sueca vinda do quali Rebecca Peterson, 74ª do ranking, surpreendeu a britânica Johanna Konta, número 15 do mundo, com parciais de 6/3, 3/6 e 7/5. Peterson enfrenta a russa Veronika Kudermetova, que derrotou a norte-americana Bernarda Pera por 6/2 e 6/3.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis