Notícias | Dia a dia
Guido Pella encerra a carreira após férias nos EUA
19/09/2023 às 09h45

Buenos Aires (ARG) - Guido Pella, aos 33 anos, anunciou sua aposentadoria do tênis profissional após 16 anos no circuito da ATP. Para Pella, que alcançou o top 20 no ranking internacional, sua última partida foi uma derrota por 7/6 (7/5), 6/4 e 6/4 para Lloyd Harris na primeira rodada do Aberto dos Estados Unidos. Na quadra 14, em Flushing Meadows, ele provou que ainda tem o jogo e apesar da derrota, ele se divertiu na companhia da esposa Stephanie, da filha Arianna, dos pais e da irmã Catalina, também tenista.

“Quando estava a caminho da quadra, não conseguia acreditar que era algo que nunca mais faria”, disse Pella. “Mas não falei nada antes porque teria perdido a vontade se tivesse falado sobre isso antes de jogar em Nova York.”

Após a partida, toda a sua família partiu de férias planejadas para a Disneylândia, seu segundo lugar favorito no mundo depois das quadras de tênis. O argentino acredita que já esteve lá pelo menos 35 vezes (e até sete vezes no mesmo ano). Ele até pediu sua esposa em casamento na Euro Disney. “A Disneylândia ainda existe em parte graças a mim”, ele riu.

Na manhã da última sexta-feira ele voltou à Argentina e poucas horas depois contou ao resto do mundo que estava pendurando a raquete. “Foi uma jornada incrível, que me permitiram vivenciar momentos que a maioria das pessoas não consegue e por isso sou eternamente grato”, escreveu nas redes sociais. No domingo, Pella pôde se despedir de seu povo com uma homenagem durante a partida do Grupo I da Copa Davis, entre Argentina e Lituânia.

Nascido em Bahía Blanca, Pella mudou-se para Buenos Aires aos 14 anos. Deixar a família e os amigos para trás foi doloroso. “De um dia para o outro me disseram que eu tinha que ir para Buenos Aires, porque um patrocinador gostou de como eu joguei. Num domingo à noite, fui me despedir da minha mãe no terminal e vim para a cidade sozinho, em uma pousada no bairro de Caballito”, lembrou certa vez Pella. “Foi difícil. Lembro que chorei durante as primeiras três semanas, todos os dias.”

Na longa carreira, ele realizou muitos sonhos, inclusive vencer a Copa Davis (2016). Em outubro de 2021, tendo perdido nas primeiras rodadas do evento internacional por equipes, ele guardou as raquetes e ficou mais de um ano sem jogar. Uma lesão crônica no joelho direito e o nascimento da filha o afastaram do circuito. No entanto, sua paixão reacendeu e ele conseguiu recentemente mais algumas vitórias. “Em 2023, apesar de jogar em bom nível, nunca mais senti o mesmo... Minha equipe sugeriu que eu jogasse até fevereiro a perna latino-americana de saibro, mas eu disse a eles que não iria. Era impossível. O tênis me deu tudo e agora me sinto um pouco vazio porque amanhã não terei nada para fazer”, disse o ex-número 20 do mundo.

Campeão do ATP 250 em São Paulo em 2019, finalista de ATP 500, finalista de ATP 250 mais três vezes e também quartas de final em Wimbledon em 2019, Pella ri nervosamente ao admitir que não sabe o que ele fará nos próximos dias. “Tenho muitas emoções confusas. Sinto-me amado por muitos dos meus pares, pelas pessoas cujo carinho sempre senti e isso vai ficar comigo. “A nova fase da minha vida, o desafio de encontrar algo que me satisfaça como o tênis sempre fez.”


Comentários