Caldas da Rainha (Portugal) - A estreia da paulista Laura Pigossi no W60 de Caldas da Rainha não poderia ser melhor. Nesta quarta-feira, a cabeça de chave número 1 do torneio, disputado em piso duro, não tomou conhecimento de sua primeira rival e bateu a convidada chinesa Fangran Tian com parciais de 6/3 e 6/0.
Depois de gastar uma hora e meia para superar a primeira rodada contra a rival chinesa atual 579 do mundo, Pigossi terá pela frente a norte-americana Dalayna Hewitt, de 22 anos e 565ª colocada no ranking da WTA, que derrubou a tenista da casa Carolina Mequita na estreia, marcando o placar final de 6/1 e 6/1.
A vitória na estreia rende 9 pontos na WTA para Pigossi, que pode somar 18 pontos se chegar às quartas. Por enquanto, isso muda muito pouco sua situação no ranking e ela está ganhando uma posição. Mas como o torneio dá 100 pontos no ranking para a campeã, ela pode se firmar entre as 110 melhores se for campeã.
Apesar da vitória até que tranquila, a número 2 do Brasil levou um susto no começo e saiu perdendo os dois primeiros games da partida contra Tian. Pigossi respondeu faturando os três games seguintes, com duas quebras, mas voltou a perder o saque no sexto. Só que depois disso, ela tomou o controle da partida.
Pigossi venceu os três games que restavam para fechar o primeiro set, com duas quebras convertidas e um break-point salvo no oitavo. Na sequência, ela foi ainda mais dominante e não deu chances à chinesa na segunda parcial, anotando um ‘pneu’ com três quebras consecutivas. Tian teve apenas dois break-points, mas não conseguiu convertê-los e foi eliminada.