Notícias | Dia a dia
Sinner confirma e reencontra Alcaraz na semifinal
02/10/2023 às 12h42

Pequim (China) - O fortíssimo ATP 500 de Pequim terá uma semifinal da nova geração. O italiano Jannik Sinner suou mas confirmou o favoritismo sobre o búlgaro Grigor Dimitrov. Venceu com placar de 6/4, 3/6 e 6/2 e marcou reencontro com o espanhol Carlos Alcaraz, que mais cedo superou o norueguês Casper Ruud.

Sinnner e Alcaraz estão empatados por 3 a 3 em duelos feitos em torneios de primeira linha, mas todas as vitórias do espanhol foram em quadra sintética, como aconteceu em Indian Wells de março. O italiano ganhou logo depois em Miami e tem triunfos também sobre o saibro e sobre a grama.

Com a vitória desta segunda-feira, Sinner avançará para o sexto lugar do ranking, rebaixando o russo Andrey Rublev, e repetirá seu recorde pessoal. Para se tornar o segundo italiano na história a atingir o top 5 - Adriano Pannatta foi quarto do mundo em 1976 -, ele precisará chegar à decisão de Pequim.

Sinner atingiu a 20ª semifinal de sua carreira e a oitava nesta temporada com atuação muito firme sobre Dimitrov, a quem já havia derrotado em Miami deste ano. O búlgaro vinha da eliminação de Holger Rune, seu primeiro triunfo sobre um top 5 em dois anos, mas encontrou poucos buracos diante do tênis sólido da base e do serviço preciso do jovem adversário.

Os dois jogadores sacaram menos de 60% do primeiro serviço no set inicial e assim houve trocas da base e oportunidade de devoluções agressivas no segundo saque. O italiano saiu com quebra num game de abertura muito longo, e evitou a reação de Dimitrov no quarto game, quando permitiu 15-40. Os sacadores então se estabilizaram e houve pouca emoção.

Os quatro primeiros games do segundo set também foram rápidos. Dimitrov no entanto esteve sempre no sufoco. Salvou 15-40 no quinto game e salvou quatro break-points no sétimo, por fim sacando bem para escapar, e então viu incrível vacilo de Sinner, que forçou demais e falhou.

O italiano se recompôs no começo do terceiro set e obteve quebra importante para abrir 3/0. Deu então sinais de não estar se sentindo bem, porém forçou ao máximo o backhand do adversário para buscar uma chance de definir os pontos. Sinner ainda anotou uma nova quebra para fechar o jogo, batendo o saque de Dimitrov de zero.

Com o resultado, Sinner chega a 47 vitórias na temporada e repete a campanha de 2022. Seu recorde pessoal aconteceu em 2021, com 49.

Comentários