Notícias | Dia a dia | US Open
Djokovic passa por bom teste e vence a primeira
26/08/2019 às 17h13

Sérvio teve trabalho para quebrar o saque do rival no primeiro set, mas foi firme em seus games de serviço

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - Três vezes campeão do US Open e finalista em outras cinco oportunidades, Novak Djokovic iniciou bem sua nova tentativa de título em Nova York. O líder do ranking mundial e vencedor da edição passada do Grand Slam norte-americano estreou nesta segunda-feira com uma vitória por 6/4, 6/1 e 6/4 sobre o espanhol Roberto Carballes Baena, 76º do ranking, em 1h52 de partida.

Esta foi a 39ª vitória na temporada para Djokovic, que conquistou títulos no Australian Open, Madri e em Wimbledon. Ainda que defenda 2 mil pontos em Nova York, o experiente jogador de 32 anos não corre o risco de perder a liderança do ranking. O sérvio tem 16 títulos de Grand Slam, dois a menos que Rafael Nadal. O recordista é Roger Federer com 20 troféus.

O próximo compromisso de Djokovic em Nova York será contra o vencedor da partida entre o norte-americano Sam Querrey e o argentino Juan Ignacio Londero. O sérvio tem nove vitórias e duas derrotas contra Querrey, 46º do ranking. Há duas semanas, o líder do ranking derrotou o norte-americano em Cincinnati. Já um eventual duelo com Londero, 56º colocado, seria inédito.

O jogo começou com longas trocas de bola e algumas tentativas de definição. Djokovic tentava ser mais agressivo, mas o espanhol conseguiu se segurar e salvou três break points ainda no segundo game da partida. O sérvio conseguiu se manter durante todo o primeiro set sem enfrentar break points e pressionava constantemente o adversário. Já no décimo game, Djokovic conseguiu se impor com devoluções profundas e conseguiu a quebra na sexta oportunidade que teve na parcial.

A diferença de qualidade entre os tenistas ficou bem mais clara no segundo set, em que Djokovic sacou muito melhor e não deu qualquer oportunidade ao adversário. O sérvio cedeu apenas um ponto em seus games de serviço e venceu metade dos pontos disputados no saque do espanhol, 11 em 22 possíveis, para conquistar duas novas quebras. O número 1 do mundo também venceu nove pontos em dez subidas à rede.

Mesmo num ritmo claramente mais relaxado no terceiro set, Djokovic quebrou o serviço do espanhol mais uma vez e abre caminho para uma vitória rápida. Ainda assim, o sérvio mostrou certa irritação com um erro bobo no terceiro game da parcial e jogou a raquete para trás. Sem enfrentar break points até o fim do jogo, o número 1 do mundo consolidou a vitória em três sets.

Djokovic terminou a partida com 24 winners contra 25 de Carballes Baena e cometeu 30 erros não-forçados contra 27 de seu adversário. O tricampeão conquistou quatro quebras na partida em onze oportunidades e venceu 23 pontos em 29 subidas à rede.

Comentários
Faberg
Roland Garros Series