Notícias | Dia a dia | US Open
Svitolina vence promessa americana e encara Venus
26/08/2019 às 19h55

Svitolina derrotou a promissora Whitney Osuigwe, de 17 anos e 109ª colocada

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - Adversárias na rodada de estreia em Roland Garros, Elina Svitolina e Venus Williams irão se enfrentar pela segunda rodada do US Open. Horas depois de Venus vencer com tranquilidade seu primeiro jogo no Grand Slam norte-americano, foi a vez de Svitolina confirmar o favoritismo. A número 5 do mundo venceu a convidada local de 17 anos e já 109ª do ranking Whitney Osuigwe por 6/1 e 7/5.

Svitolina lidera por 2 a 1 o histórico de confrontos com Venus. A ucraniana de 24 anos levou a melhor nos dois últimos encontros, este ano em Paris e na temporada 2017 em Toronto. A única vitória de Venus, ex-número 1 do mundo e atual 52ª colocada aos 39 anos, aconteceu no saibro de Roma em 2015.

Em sua sétima participação seguida no US Open, Svitolina tenta romper a barreira das oitavas, fase em que foi eliminada nos últimos dois anos. Em 2019, a ucraniana teve dois bons resultados em Grand Slam, chegando às quartas de final na Austrália e à semifinal de Wimbledon.

O primeiro set foi tranquilo para Svitolina, que contou com cinco duplas-faltas e 15 erros não-forçados de Osuigwe para conquistar quatro quebras de serviço. Na parcial seguinte, a promissora norte-americana conseguiu equilibrar as ações e impor um jogo mais agressivo. Com maior controle nos pontos, Osuigwe esteve duas vezes com uma quebra acima e chegou a sacar para fechar quando vencia por 5/4, mas não aproveitou a chance e Svitolina venceu os últimos três games para fechar o jogo em sets diretos.

Superada por Svitolina nesta segunda-feira, Osuigwe fez sua terceira participação em chaves principais de Grand Slam. Ela já havia disputado o US Open do ano passado e o Australian Open deste ano. Ex-líder do ranking mundial juvenil e campeã de Roland Garros na categoria em 2017, a promessa norte-americana está em franca evolução. Há um ano, ela ocupava apenas o 364º lugar e começou a temporada no 201º posto, estando atualmente muito perto de entrar no top 100.

Konta e Sakkari conseguem boas vitórias
Em duelo entre duas ex-integrantes do top 10, Johanna Konta levou a melhor sobre Daria Kasatkina. Atual 16ª do ranking, a britânica superou a russa, 42ª colocada, por 6/1, 4/6 e 6/2. Konta agora enfrenta a russa Margarita Gasparyan. Quem também estreou muito bem foi a grega Maria Sakkari, 29ª do ranking, que marcou 6/1 e 6/0 contra a italiana Camila Giorgi, 48ª colocada. Ela agora pode enfrentar a chinesa Shuai Peng ou a norte-americana Varvara Lepchenko.

Comentários
Faberg
Roland Garros Series