Notícias | Dia a dia | US Open
Halep é exigida contra Gibbs, mas vence em 3 sets
27/08/2019 às 18h41

Halep não defende pontos no ranking até o final da temporada

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - Quarta colocada no ranking mundial e atual campeã de Wimbledon, Simona Halep iniciou sua participação no US Open com uma difícil vitória em três sets. A romena venceu a lucky-loser norte-americana Nicole Gibbs, 135ª do ranking, por 6/3, 3/6 e 6/2 em 1h51 de partida. A ex-número 1 agora espera pela vencedora entre a norte-americana Taylor Townsend e a ucraniana Kateryna Kozlova.

Halep tem poucas chances de recuperar a liderança do ranking no US Open. Ela teria que vencer o torneio e torcer para que Ashleigh Barty não chegue às quartas e nem que Karolina Pliskova seja semifinalista. A atual número 1 Naomi Osaka, campeã no ano passado em Nova York, depende da mesma combinação para manter a liderança. No entanto, a romena não defende mais pontos até o final do ano.

Aos 27 anos, Halep disputa o US Open pela décima vez em sua carreira profissional. A melhor campanha da romena foi uma semifinal em 2015. Nos dois últimos anos, ela havia caído ainda na rodada de estreia do Grand Slam norte-americano.

Adversária de Halep nesta terça-feira, Gibbs voltou a disputar um Grand Slam depois de ter ficado fora de Roland Garros e Wimbledon. A norte-americana de 26 anos e ex-top 70 foi diagnosticada em maio com um tipo raro de câncer na boca. Ela passou por cirurgia e tratamento, mas conseguiu voltar às quartas em julho. Gibbs jogou o quali em Nova York e venceu dois jogos. A anfitriã perdeu para a chinesa Shuai Peng, mas herdou vaga de lucky-loser por conta de desistências.

Halep terminou o jogo com 34 winners e 42 erros não-forçados, enquanto Gibbs anotou 18 bolas vencedoras e cometeu 35 erros. Com três quebras a favor durante o primeiro set, Halep teve como principal trunfo o bom desempenho nos pontos importantes, já que muitos games foram longos e a romena precisou enfrentar três break points ao longo da parcial, sofrendo apenas uma quebra.

Com desempenho muito ruim no saque durante o segundo set e vendo Gibbs muito agressiva nas devoluções, Halep enfrentou oito break points e só conseguiu confirmar um game de serviço. A romena chegou a devolver uma das quebras quando a norte-americana liderava por 5/2 e sacava para o set, chegando a salvar seis set points naquele game, mas voltaria a perder o saque logo depois. Já no terceiro set, a ex-número 1 do mundo não enfrentou break points, cedeu só quatro pontos e conseguiu duas novas quebras.

Comentários
Faberg
Roland Garros Series