Notícias | Dia a dia | US Open
Shapovalov vence duelo canadense, Khachanov cai
27/08/2019 às 21h38

Shapovalov e Aliassime se enfrentaram no US Open pelo segundo ano consecutivo

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - Pelo segundo ano consecutivo, os jovens canadenses Denis Shapovalov e Felix Auger-Aliassime se enfrentaram pela primeira rodada do US Open. Assim como em 2018, Shapovalov acabou avançando. O canhoto de 20 anos e 38º do ranking marcou as parciais de 6/1, 6/1 e 6/4 e definiu a disputa em apenas 1h38. Seu próximo rival virá do jogo entre o suíço Henri Laaksonen e o italiano Marco Cecchinato.

Na temporada passada, os dois canadenses jogaram dois sets equilibrados no US Open. Shapovalov liderava a terceira parcial antes de o compatriota abandonar. O motivo da desistência foi uma alteração no ritmo cardíaco de Aliassime, provocada por uma exaustão relacionada ao calor em Nova York. Este ano, eles voltaram a se enfrentar em Madri, com vitória de Aliassime no saibro espanhol.

Este já é o terceiro US Open que Shapovalov disputa. Ele chegou às oitavas de final em 2017 e à terceira rodada no ano passado. O melhor ranking de sua carreira foi o 20º lugar, alcançado em abril deste ano. Já Aliassime vive uma temporada de afirmação no circuito. Depois de começar o ano no 108º lugar, o jovem canadense já ocupa a 19ª posição e chegou à terceira rodada de Wimbledon.

Outro jovem jogador que avançou no US Open foi Hyeon Chung. Ex-top 20 e atual 170º colocado, depois de ficar cinco meses sem jogar por lesão nas costas, o sul-coreano de 23 anos veio do quali em Nova York e estreou na chave principal vencendo o norte-americano Ernesto Escobedo por 3/6, 6/4, 6/7 (5-7), 6/4 e 6/2. Ele agora desafia o espanhol Fernando Verdasco.

A rodada de surpresas desta terça-feira ainda teve a queda de Karen Khachanov. Número 9 do mundo, o russo de 23 anos perdeu para o canadense Vasek Pospisil, 216º colocado, por 4/6, 7/5, 7/5, 4/6 e 6/3. Ex-top 30, Pospisil está com 29 anos e marcou sua quinta vitória contra top 10 na carreira. O experiente canadense utilizou o ranking protegido para entrar na chave principal do US Open, já que ficou seis meses sem jogar depois de passar por cirurgia de hérnia de disco em janeiro.

Já Khachanov foi o quarto top 10 eliminado da chave masculina só nesta terça-feira. Também se despediram na primeira rodada o número 4 do mundo Dominic Thiem, o oitavo colocado Stefanos Tsitsipas e o décimo do ranking Roberto Bautista Agut. A parte de baixo da chave ainda conta com o vice-líder do ranking Rafael Nadal e o sexto colocado Alexander Zverev, que podem se encontrar nas quartas de final.

Comentários
Faberg
Roland Garros Series