Notícias | Dia a dia | US Open
Voleadora americana vai 105 vezes à rede e bate Halep
29/08/2019 às 19h16

A canhota norte-americana Taylor Townsend arriscou no saque e voleio e venceu a primeira contra top 10

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - Em seu segundo jogo no US Open, Simona Halep teve a missão de enfrentar uma adversária com estilo de jogo incomum. Mesmo com um match point à disposição, a número 4 do mundo teve muitas dificuldades contra a canhota e voleadora norte-americana Taylor Townsend e levou a virada da 116ª colocada do ranking com parciais de 2/6, 6/3 e 7/6 (7-4) em 2h03 de partida.

Adepta do estilo de saque e voleio, e até arriscando o chip-en-charge em algumas devoluções, Townsend subiu à rede 105 vezes na partida e ganhou 63 pontos. Já Halep, que se notabiliza por sua solidez do fundo de quadra, subiu à rede em apenas dez oportunidades e venceu somente seis pontos.

A vitória contra Halep, número 4 do mundo, foi a primeira contra top 10 na carreira de Townsend, que tem 23 anos e veio do qualificatório no US Open. A jovem norte-americana já havia feito outros dez jogos contra top 10 como profissional, três deles este ano, e teve um match point na partida contra a holandesa Kiki Bertens em Wimbledon.

Ex-líder do ranking mundial juvenil e campeã do Australian Open na categoria em 2012, Townsend não alcançava a terceira rodada de um Grand Slam desde 2014 em Roland Garros. A norte-americana agora enfrenta mais uma romena, Sorana Cirstea, que derrotou a espanhola Aliona Bolsova por 3/6, 6/4 e 6/2.

Halep não defende mais pontos no ranking este ano

Campeã de Wimbledon em julho, Halep tinha chances de recuperar a liderança do ranking mundial após o US Open. Mas ela precisava ser campeã do torneio e torcer para que Ashleigh Barty não chegasse às quartas de final e que Karolina Pliskova não fosse semifinalista. A boa notícia para a romena de 27 anos é que ela não defende pontos até o fim da temporada.

Halep não encontrou dificuldades durante o primeiro set. A romena conseguiu duas quebras, cedeu apenas cinco pontos no saque e cometeu somente quatro erros não-forçados contra 16 de Townsend. A americana havia subido à rede 16 vezes e vencido nove pontos. Townsend conseguiu duas quebras seguidas no segundo set para liderar o placar por 4/1 e sustentar a vantagem. A norte-americana venceu 15 pontos em 26 subidas à rede, e reduziu seu número de erros para sete contra onze de Halep.

Durante a parcial decisiva, a canhota norte-americana já nem forçava mais o saque e subia à rede em praticamente todos os pontos. Foram 63 tentativas, com 39 pontos vencidos. O último set começou com domínio das sacadoras até que Townsend conseguisse uma quebra no quinto game. Halep teve teve três chances de empatar na sequência, mas não as aproveitou. Irritada, a romena danificou uma raquete e foi advertida.

Quando Townsend sacava para o jogo, seu número de subidas à rede já passava de 80 na partida. A norte-americana teve dois match points, mas Halep tentou explorar as subidas da adversária, buscando lobs e passadas e buscou o empate. A ex-número 1 passou à frente no placar ao vencer um game muito longo e passou a pressão para o outro lado, tendo um match point quando vencia por 6/5. Townsend escapou da derrota e forçou o tiebreak. No game-desempate, a norte-americana manteve a tática agressiva e teve sucesso na grande vitória desta quinta-feira.

Comentários
Faberg
Roland Garros Series