Notícias | Beach Tennis
Beach: chave principal do Sand Series de Valinhos começa
12/10/2023 às 09h13

Nikita Burmakin em ação no treinamento.

Foto: Giuliano Abrahão @giuliano.foto
Valinhos (SP) - Começa nesta quinta-feira, a partir das 10h, a chave principal do Super Tour - Sand Series de Valinhos (SP), o último Grand Slam do ano do beach tennis, no CT Lucas Sousa Na Quadra, com 40 quadras. A competição tem premiação de US$ 50 mil (R$ 270 mil) com valiosos 600 pontos no ranking da Federação Internacional de Tênis.
 
E logo na primeira rodada grandes jogos . Dupla sensação da primeira parte do ano com títulos do BT 400 de Balneário Camboriú (SC) e BT 200 do Guarujá (SC), derrubando as principais duplas do mundo, Gustavo Russo e Giovanni Cariani enfrentam os cabeças de chave 7, os santistas Allan Oliveira e Thales Santos. Outro jogo que promete é entre o campineiro Flávio Arouca e o paraibano Aírton Rodrigues contra Gabriel Santos, finalista do BT 400 de Marechal Deodoro, e Natã Porte. Na quadra central, os franceses Mathieu Guegano e Theo Irigaray, cabeças 4, desafiam os brasileiros Fabricio Neis e Daniel Schmitt.
 
Cabeças de chave 3, o espanhol Antomi Ramos e o russo Nikita Burmakin encaram os qualifiers Giovane Bueres e Marcelo Reck e podem cruzar com Daniel Mola e o italiano Diego Bollettinari, ex-top 10, nas oitavas de final. Tanto Ramos como Mola são do CT Lucas Sousa, sendo que o espanhol está radicado em Campinas desde dezembro de 2021.
 
Atuais campeões mundiais, o italiano Mattia Spoto e o francês Nicolas Gianotti são os favoritos e pegam os qualifiers russos Maxim Ionin e Dmitrii Pavlov. André Baran e Michelle Cappelletti são os cabeças de chave 2 e enfrentam os franceses Maxime Moreto e Paul Gotarda. Curiosamente esse confronto foi o primeiro da nova dupla no Sand Series de Saarlouis, na Alemanha, no fim de agosto, e a dupla europeia por pouco não eliminou Baran e Cappelletti.
 
"Estrutura maravilhosa, gigantesca, túnel muito legal que temos, todos os jogadores sonhando entrar. Chave está dura, estamos vendo todo mundo jogando muito bem, muito firmes. Cada vez mais duplas boas, ganhando dos melhores do mundo. Não temos favoritos. Qualquer uma dentro dos 16 melhores pode vencer qualquer torneio", declarou Antomi.
 
Nikita Burmakin , que ano passado estreou nova dupla com o ex-parceiro André Baran justo em Valinhos e saiu campeão, comentou: "Tivemos sorte aqui ano passado, primeiro torneio foi aqui ano passado com o André Baran, gosto muito das condições daqui, muito rápidas, agora página e história nova com o Ramos. É muito divertido dentro e fora da quadra, emoções diferentes", apontou.
 
No feminino, o jogo que mais promete na primeira rodada é entre Julia Nogueira, de Vinhedo (SP), 12ª do mundo, e a paranaense Marcela Vita. Elas encaram a dupla da italiana Giulia Trippa e a atleta local Lorena Melo. Outro jogão será entre as cabeças de chave 5, as italianas Veronica Casadei e Greta Giusti, contra as brasileiras Samantha Barijan e Flávia Muniz. Barijan já foi número 1 do mundo e Muniz esteve entre as cinco melhores. 
 
As principais favoritas são Rafaella Miiller, do Paraná, e a venezuelana Patrícia Diaz, que enfrentam as irmãs francesas Marie-Eve Hoarau e Mathilde Hoarau. A número 1 do mundo e pentacampeã mundial, Giulia Gasparri, e a também italiana Sofia Cimatti, 5ª colocada, encaram a dupla da espanhola Omaira Farias e a brasileira Nicoli Casagrande.
 
Campineiros, irmãos Mattos furam o quali - Foram definidos os qualifiers para a chave principal. Destaque no masculino para os irmãos Vitor e Pedro Mattos que derrubaram a dupla cabeça de chave 2 na final formada por Miguel Peres e o francês Theo Lahondes por 6/4 6/3. Eles enfrentam na estreia a parceria de Felipe Valim e Guilherme Guitti.
 
Ao todo são 550 atletas de 12 países (Brasil, Itália, França, Espanha, Rússia, Paraguai, Argentina, Chile, Portugal, Venezuela, Letônia e Aruba). Em paralelo há a disputa de torneios amadores nas categorias A, B, C e D além de veteranos.
 
O canal PlayBt irá comandar a transmissão das cinco quadras destinadas aos torneios do profissional de Dupla Masculina e Feminina. Pela primeira vez na história do esporte todas as quadras e jogos do profissional serão transmitidos. Os jogos serão mostrados pelo canal PlayBt no Youtube na Quadra Central . A Quadra 2 será transmitida pelo canal PlayBt 2 no Youtube. A Quadra 4 será mostrada no Instagram do evento (@supertourbt). A Quadra 5 será no Instagram do PlayBT (@programaplaybt). A Quadra 3 será mostrada no Instagram de Julia Font, uma das referências do esporte (@juliasfont). As finais do evento terão transmissão do Sportv e as semifinais serão reprisadas ao longo da semana.

Comentários