Notícias | Dia a dia | US Open
Rublev joga muito, vence tiebreaks e derruba Kyrgios
01/09/2019 às 00h03

O jovem russo tenta alcançar as quartas de final do US Open pela segunda vez na carreira

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - Com uma partida impecável, Andrey Rublev eliminou Nick Kyrgios do US Open. O jovem russo de 21 anos e 43º do ranking jogou muito bem nos momentos de maior pressão e definiu a partida com parciais de 7/6 (7-5), 7/6 (7-5) e 6/3 em apenas 1h52 para chegar às oitavas de final em Nova York.

Em bom momento no circuito depois de ter derrotado Roger Federer em Cincinnati e chegar às quartas de final do último Masters 1000 preparatório para o US Open, Rublev está a uma vitória de repetir sua melhor campanha em Grand Slam. Há dois anos, ele chegou às quartas em Nova York e só parou diante de Rafael Nadal.

Como havia sido eliminado ainda na estreia no ano passado, Rublev defendia apenas 10 pontos e já está fazendo 180. Com isso, ele se aproxima do melhor ranking da carreira, que foi o 31º lugar. O russo chega com moral para o duelo contra o italiano Matteo Berrettini, 25º do ranking, que derrotou o australiano Alexei Popyrin por 6/4, 6/4, 6/7 (3-7) e 7/6 (7-2).

Ainda que Kyrgios tenha liderado a contagem de aces por 30 a 12 e a de winners por 47 a 34, Rublev mostrou firmeza no saque e consistência do fundo de quadra. O russo cometeu apenas 14 erros não-forçados na partida, contra 38 de Kyrgios. Além disso, não teve o serviço quebrado nenhuma vez, enfrentando apenas dois break points em todo o jogo. A única quebra aconteceu já no terceiro set, mas o jovem jogador criou quatro break points.

Os sacadores tiveram amplo domínio no primeiro set. Não houve nenhum break point e Rublev fez cinco pontos no saque de Kyrgios, enquanto o australiano fez quatro no serviço do russo. Destaque também para um game com quatro aces de Kyrgios. O equilíbrio se mostra também no total de pontos 34 a 32 para Rublev. Diferença considerável no número de erros, apenas dois para o russo contra 10 do rival. Durante o tiebreak, Kyrgios fez cinco erros não-forçados.

O segundo set também não teve quebras, mas Rublev teve que salvar os break points e Kyrgios escapou de três chances de quebra. O australiano começou muito bem no tiebreak e abriu 4-0, mas depois fez uma dupla-falta e quatro erros seguidos. O russo esperou por suas oportunidades e ampliou a vantagem no placar. Já no terceiro set, Rublev não enfrentou break points e só cedeu cinco pontos no saque. O russo conseguiu uma quebra e chegou a liderar por 5/2. Kyrgios confirmou o serviço em 28 segundos, com três aces, para passar a pressão para o outro lado, mas Rublev conseguiu definir a partida em um rápido game de saque.

Comentários
Faberg
Roland Garros Series