Notícias | Dia a dia | US Open
Andreescu vira o jogo, vence 11ª seguida e faz semi
04/09/2019 às 22h40

A canadense de 19 anos deverá debutar no top 10 após o US Open

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - A série invicta de Bianca Andreescu no circuito ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira. A jovem canadense de 19 anos e número 15 do mundo assegurou um lugar na semifinal do US Open depois de vencer a belga Elise Mertens por 3/6, 6/2 e 6/3 em 2h01 de partida. Campeã do WTA Premier de Toronto, ela alcança sua 11ª vitória consecutiva.

Garantida em sua primeira semifinal de Grand Slam, Andreescu ocupava apenas o 152º lugar na primeira semana do ano e deverá debutar no top 10 com os 780 pontos obtidos. Ela já conquistou títulos em Indian Wells e no Canadá, que lhe renderam 1.900 pontos no ranking da WTA. Lembrando que a canadense ainda ficou quase cinco meses sem jogar por lesão no ombro.

Andreescu terá uma semifinal contra a suíça Belinda Bencic, número 12 do mundo. As duas jamais se enfrentaram. Do outro lado da chave, Serena Williams e Elina Svitolina fazem outro confronto por vaga na decisão do US Open. Serena, hexacampeã do torneio, lidera o histórico de duelos por 4 a 1.

Embora tenha escapado de dois break points longo no game de abertura, Mertens foi superior durante o primeiro set da partida. Com um jogo firme do fundo de quadra, a belga conseguiu suportar as bolas de maior peso de sua adversária e teve paciência na construção dos pontos. Sem correr mais riscos no saque até o fim do set e esperando por suas oportunidades, Mertens liderou a contagem de winners por 12 a 11 e terminou o set com apenas nove erros contra 14 da rival.

O bom desempenho de Mertens no saque durante o set inicial não se repetiu na parcial seguinte. Andreescu passou a ser mais agressiva nas devoluções e criou break points em todos os quatro games de serviço da belga durante o segundo set. A canadense conseguiu três quebras e chegou a liderar a contagem de winners de parcial por 14 a 4, com dez erros não-forçados para cada lado.

Andreescu começou o terceiro set com mais tranquilidade para confirmar o saque. Em seus quatro primeiros games de serviço, a canadense cedeu apenas cinco pontos. Mertens até colocava mais primeiros serviços em quadra em relação às parciais anteriores, mas seguia sendo constantemente ameaçada. A belga seguia apostando na solidez de fundo de quadra e em bolas retas com o backhand para se safar de cinco break points, mas a pressão da canadense acabou dando resultado no oitavo game, com a única quebra da parcial. Andreescu fez 39 a 22 em winners e cometeu 33 erros contra 27 da rival.

Comentários
Faberg
Roland Garros Series