Notícias | Beach Tennis
Mingozzi é destaque no Simpósio de Beach Tennis
06/09/2019 às 12h57

Alex Mingozzi, bicampeão mundial como técnico da seleção brasileira em 2018 e 2019.

Foto: Divulgação

Guarujá (SP) - Um dos grandes nomes do beach tennis mundial, com 200 títulos como jogador e bicampeão mundial como técnico da Seleção Brasleira em 2018 e 2019, o italiano Alex Mingozzi será uma das grandes atrações do 1º Simpósio Internacional de Beach Tennis, que acontece entre os dias 19 e 22 de setembro na praia da Enseada, no Guarujá (SP). Além de uma reunião de técnicos, professores e atletas para troca de informações e aprendizado, o final de semana terá a 5ª Copa Smash de Beach Tennis, com pelo menos 350 atletas inscritos.

Mingozzi tem títulos mundiais como jogador e há cinco anos se radicou em Porto Alegre onde é sócio de uma rede esportiva com 15 quadras. No começo de 2018, aceitou o desafio de comandar a Seleção Brasileira e conquistou dois títulos mundiais ano passado e neste, derrotando nas finais a maior campeã e fundadora do esporte, a Itália e a Rússia.  "Dois títulos mundiais quando assumi não imaginava sinceramente. Sabia que tinha ideias claras sobre escolha de jogadores, sei que posso ajudar, experiência, confiança, estratégia, sabia que seria muito difícil fazer frente à Itália, Rússia, mas deu certo. Ganhar o primeiro Mundial foi uma surpresa. Vencemos com personalidade e voltamos este ano com mais pressão por defender a conquista. Difícil dar explicação de dois títulos mundiais, os jogadores são bons, mas vencemos", disse Mingozzi.

Mingozzi tem ótimas expectativas sobre o Simpósio, que já tem nomes confirmados de todo o Brasil e inscritos de países como Venezuela, Chile e Uruguai. Ele fará as atividades na quinta-feira, dia 19, a partir das 14h. "Vou falar sobre a seleção, darei uma clínica explicando sobre alto rendimento, dicas. Tem muita gente aguardando este evento, será muito bacana. Diego Vidal me convidou faz tempo e estou muito feliz em contribuir."

Além de Mingozzi, a paulista Marcela Evangelista marcará presença. Ex-jogadora e professora há 11 anos, ela foi uma das responsáveis por implementar o esporte em diversos clubes brasileiros. Ela é fundadora do Crab Beach Tennis e coordenadora da modalidade na academia Play Tennis, em São Paulo. Ela implementou também o primeiro curso de capacitação de professores do esporte no Brasil. "Assim como em outras áreas envolvidas, como torneios, points, o simpósio é mais sinônimo de crescimento da modalidade. Antes, era tudo novo e “bagunçado”, hoje vejo que o cenário do beach tennis está em pleno crescimento e o simpósio é mais um sinal disso. O jogo é gostoso, o número de praticantes cresce sem parar e é normal e positivo que tenhamos também o aumento de pessoas querendo fazer aulas. O simpósio vai ajudar na capacitação de professores para atender essa alta demanda", destacou Evangelista.

"O esporte está crescendo muito por aqui. Junto com esse crescimento, temos bônus e ônus. Puxando para o tema que está ligado à minha palestra, um alerta para a quantidade de pessoas não formadas/ capacitadas dando aulas. Eventos como este servem justamente para tentar diminuir essa problema atual, ou seja, é uma oportunidade para pessoas interessadas em trabalhar na área poderem se capacitar e se diferenciar no mercado. Ter conhecimento técnico é e sempre será importante, mas acredito que o “pacote professor” vai muito além da atuação em quadra. Então, vejo como foco principal das minhas palestras a ideia de capacitar um professor que vai atuar com qualidade dentro e fora da quadra. Fico feliz pela presença de outras nacionalidades no evento, isso fortalece ainda mais a posição de destaque do Brasil no mundo."

O Simpósio terá a presença de vários palestrantes com temas voltados para a carreira do professor de beach tennis, jogador, como atrair e reter novos alunos, conceito básico de aula experimental, as seis fases básicas do saque, gestão e reposição de aulas, beach tennis para crianças, termo de responsabilidade do aluno, entre outros.

"Serão 12 horas de quadra e 12 horas de palestras com o público alvo de professores e treinadores, gestores de locais ou points de beach tennis e atletas que queiram ampliar seu conhecimento sobre o esporte. Dias com muito aprendizado e troca de informações, algo que o nosso esporte é carente hoje em dia", disse Diego Vidal, organizador do evento.

As inscrições para o Simpósio seguem abertas e mais palestrantes e informações podem ser encontradas pelo site http://www.smashbt.com.br .

O final de semana não será apenas de interação com o Simpósio, mas também com torneio Profissional e Amador com a 5ª Copa Smash que será realizada entre os dias 20 e 22 de setembro. Pela primeira vez, o evento passará pela Baixada Santista após ter edições no Rio de Janeiro, nas praias do Flamengo e Ipanema e Rio das Ostras. A competição distribuirá R$ 4 mil em premiação para a categoria profissional e promete trazer alguns dos melhores nomes do país para a disputa.

As inscrições estão abertas não só para as categorias Dupla Profissional Masculina e Feminina, mas também para categorias amadoras A, B, C e Iniciante além dos veteranos na 40+ e 50+ com troféus para os campeões. A melhor dupla profissional no masculino e feminino de fora da região da Baixada Santista irá receber hospedagem gratuita no hotel oficial da competição. As inscrições podem ser feitas no site http://www.smashbt.com.br  até o dia 15 de setembro.

Comentários
Faberg
Roland Garros Series