Notícias | Dia a dia | US Open
Nadal busca o 19º Slam, Medvedev quer título inédito
08/09/2019 às 10h51

Nadal venceu Medvedev com autoridade na final de Montréal em agosto

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - A final masculina do US Open acontece neste domingo às 17h (de Brasília) e envolve o multicampeão Rafael Nadal e o estreante em decisões Daniil Medvedev. Será o segundo encontro entre eles, sendo que Nadal marcou uma tranquila vitória na final do Masters 1000 de Montréal no início de agosto.

Dono de 18 títulos de Grand Slam, Nadal disputará sua 27ª final. Em Nova York, o espanhol já foi campeão nas temporadas de 2010, 2013 e 2017, além de ter ficado com o vice em 2011. Ano passado, ele caiu na semifinal contra Juan Martin del Potro. O canhoto de 33 anos tenta se aproximar do recorde de 20 conquistas de Grand Slam que pertence a Roger Federer. De quebra, poderá aumentar a distância para Novak Djokovic, que já venceu 16 torneios deste porte. Djokovic foi eliminado nas oitavas, enquanto Federer caiu nas quartas

Na lista dos maiores campeões do torneio na Era Aberta, Nadal pode igualar as quatro conquistas de John McEnroe. Os recordistas são Jimmy Connors, Roger Federer e Pete Sampras, todos pentacampeões. O espanhol pode deixar para trás os tricampeões Ivan Lendl e Novak Djokovic.

Nadal também pode se tornar o primeiro jogador a ganhar cinco títulos de Grand Slam depois dos 30 anos. Ele venceu Roland Garros e o US Open em 2017, além de também ter sido campeão no saibro parisiense nas duas últimas temporadas. Roger Federer, Novak Djokovic, Rod Laver e Ken Rosewall conquistaram quatro troféus de Slam após os 30 anos.

Por sua vez, Medvedev vive um momento iluminado no circuito. Seu mês de preparação para o US Open foi excelente. O jovem russo de 23 anos foi finalista no ATP 500 de Washington e no Masters 1000 de Montréal. Na semana seguinte, conquistou o maior título da carreira no Masters 1000 de Cincinnati. Dessa forma, acumula 20 vitórias nos últimos 22 jogos que disputou. Após o US Open, ele deverá subir para o quarto lugar do ranking.

Já classificado para o ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores jogadores da temporada, Medvedev é o jogador que mais venceu na temporada. Ele já acumula 50 vitórias só em 2019. O russo é também o tenista com maior número de vitórias no piso duro na temporada. São 37 no total para o jovem jogador.

Antes de Medvedev, apenas dois jogadores russos já haviam disputado finais de Grand Slam. O primeiro foi Yevgeny Kafelnikov, campeão de Roland Garros em 1996 e do Australian Open em 1999. Posteriormente, Marat Safin venceu o US Open em 2000 e o Australian Open em 2005. O jovem jogador de 23 anos também pode se tornar o primeiro jogador nascido nos anos 90 a ganhar um título de Grand Slam entre os homens. 

Relembre o único duelo entre Nadal e Medvedev
2019 - Montréal - sintético - final - Nadal, 6/3 6/0

Comentários