Notícias | Dia a dia | US Open
Há 20 anos, Serena Williams conquistava seu 1º Slam
11/09/2019 às 17h40

Serena derrotou a então número 1 do mundo Martina Hingis na final de 1999 do US Open

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - Embora Serena Williams não tenha conseguido conquistar mais um título do US Open no último sábado, a quarta-feira acaba sendo mais um dia especial na vitoriosa carreira da norte-americana. Há 20 anos, em 11 de setembro de 1999, Serena conquistava o primeiro de seus 23 títulos de Grand Slam em simples. 

Serena tinha apenas 17 anos quando triunfou pela primeira vez em Nova York, mas já ocupava o sexto lugar no ranking mundial. O título fez com que ela ganhasse duas posições e terminasse aquela temporada como a número 4 do mundo. Lembrando que ela só chegaria à liderança do ranking em julho de 2002.

Nas fases iniciais do torneio, Serena marcou duas tranquilas vitórias. A primeira por 6/1 e 6/0 sobre a também norte-americana Kimberly Po-Messerli. Na sequência, passou pela croata Jelena Kostanic Tosic por 6/4 e 6/2.

O primeiro grande teste foi na terceira rodada contra a belga Kim Clijsters, então 98º colocada, que terminou com vitória norte-americana por 4/6, 6/2 e 7/5. "Eu estava pensando: 'Isso não pode acontecer de novo comigo'. Eu estava realmente cansada de ter que perder cedo o tempo todo".

Serena superou nas oitavas a espanhola Conchita Martínez, então 17ª do ranking, por 4/6, 6/2 e 6/2. Na sequência, deu início a três vitórias contra jogadoras do top 10. A primeira foi sobre a número 4 do mundo Monica Seles por 4/6, 6/3 e 6/2. "Eu estava nervosa no primeiro set, mas no terceiro eu estava muito focada e tinha um plano de jogo melhor".

A semifinal foi outra vitória em três sets. Ela derrotou a norte-americana Lindsay Davenport, então número 2 do mundo, por 6/4, 1/6 e 6/4. "Tive que ser muito determinada. Lindsay estava jogando um tênis incrível. Ela fazendo muitos winners e atacando o tempo inteiro".

Na disputa pelo título, Serena derrubou a líder do ranking mundial Martina Hingis. A norte-americana venceu a rival suíça por 6/3 e 7/6 (7-4). "É incrível! Eu sempre dizia: 'Quero vencer o US Open'. Estava totalmente preparada para isso", afirmou após a partida.

Serena igualou recorde de vitórias em 2019 - Mesmo aos 37 anos, Serena permanece em alto nível e ocupa atualmente o nono lugar no ranking mundial. Seis vezes campeã do US Open, ela tem o mesmo número de títulos de Chris Evert na história do torneio. Por ter vencido seis jogos durante a edição mais recente do Grand Slam norte-americano, a experiente atleta também acabou igualando o recorde de vitórias de Evert. Agora, as duas jogadoras venceram 101 partidas pela competição.

Comentários