Notícias | Dia a dia
Saiba tudo sobre a terceira edição da Laver Cup
19/09/2019 às 19h15

Federer e Nadal se juntaram para uma histórica dupla na edição da Laver Cup de 2017

Foto: Arquivo

Genebra (Suíça) - Competição promovida pela empresa de Roger Federer para homenagear Rod Laver e criada em 2017, a Laver Cup realizará sua terceira edição consecutiva de sexta a domingo da próxima semana. Apesar do caráter amistoso, os selecionados são orientados a jogar seu melhor. A ATP decidiu oficializar o torneio e contabiliza as vitórias no currículo dos participantes.

Laver Cup terá dupla de Federer e Zverev no 1º dia

Como acontece com a tradicional Ryder Cup do golfe profissional, a Laver Cup é uma disputa entre duas equipes. Uma chamada de Europa e a outra de Mundo. Veja os principais detalhes.

Formato
A competição acontece durante três dias, com rodada dupla (diurna e noturna) na sexta e no sábado. A cada dia, são disputados quatro jogos, sendo três de simples, todos em melhor de três sets, porém o terceiro set será um match-tiebreak (até 10 pontos).

Cada tenista jogará ao menos uma partida de simples nos dois primeiros dias. A programação do primeiro dia já está definida. Entre os destaques desta sexta-feira está a partida de duplas de Roger Federer e Alexander Zverev contra Jack Sock e Denis Shapovalov. As escalações de sábado e domingo sempre acontecem ao final do dia anterior.

As vitórias na sexta-feira valem 1 ponto; as de sábado, dois; e as de domingo, três. Com isso, é quase certo que a disputa ainda estará aberta no derradeiro dia.

No total, estarão em disputa 24 pontos e o primeiro time que atingir 13 será o vencedor da Laver Cup. No caso de empate por 12, um jogo adicional de duplas será realizado.

As equipes
Europa - Rafael Nadal, Roger Federer, Dominic Thiem, Alexander Zverev, Stefanos Tsitsipas e Fabio Fognini (Roberto Bautista é o reserva imediato). Capitão: Bjorn Borg
Mundo - John Isner, Jack Sock, Taylor Fritz, Nick Kyrgios, Milos Raonic e Denis Shapovalov (Jordan Thompson é o reserva imediato). Capitão: John McEnroe.

Três jogadores são selecionados pelo ranking após Roland Garros e outros três são indicados pelos capitães antes do US Open.

A premiação
Cada tenista que compõe o time vencedor recebe US$ 250 mil. Cada participante recebe um cachê pela participação que varia conforme seu ranking.

O local
Há alternância de sedes entre Europa e outros continentes a cada temporada. O piso será sempre o sintético coberto.

O histórico
O time Europa venceu as duas edições anteriores. A de 2017 foi disputada em Praga e teve placar de 15 a 9. A de 2018 aconteceu em Chicago e terminou com 13 a 8.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis